Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais

Authors

  • Amanda Amorim Costa e Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Beatriz Gomes Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.449

Abstract

O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa que procurou identificar de quais abordagens e teorias de aprendizagem provêm os princípios didático-pedagógicos que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste propõem para o planejamento e desenvolvimento de suas tecnologias educacionais (ambientes, materiais e atividades). Após a revisão de literatura sobre abordagens e teorias de aprendizagem, seguida das análises documental e de conteúdo dos PPCs, identificamos que preponderam princípios escolanovistas, construtivistas e socioconstrutivistas. Contudo: a) a forma de operacionalização de tais princípios no planejamento e desenvolvimento dos ambientes, materiais e atividades é pouco objetiva; e b) os processos de avaliação da aprendizagem (e instrumentos utilizados) não são descritos ou o são de forma imprecisa. Tais achados sugerem que os PPCs, documentação balizadora dos cursos, não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados.

Palavras-chave: Educação a distância, Pedagogia, Teorias de aprendizagem, Tecnologias educacionais, Projeto pedagógico de curso.

Approaches and Theories of Learning Proposed by the Projects of Pedagogy Distance Education Course for the Development of Educational Technologies

Abstract
This paper presents the results of a study that aimed to identify from which learning approaches and theories come the didactic and pedagogical principles that the Courses Pedagogical Project o (PPCs) of Pedagogy distance courses offered by federal universities in the Northeast region propose to design and develop their educational technologies (environments, materials and activities). After a literature review of approaches and learning theories, followed by the documentary and content analysis of PPCs, we identified that the prevail principles come from New School, Constructivist and Socioconstrutivism. However: a) the documents are not objectives on how to operationalize these principles in designing and developing environments, materials and activities, and; b) the learning evaluation processes (and instruments) are not described or are inaccurate. These findings suggest that the PPCs, the basic documentation of the courses, are not used as references for designing and developing the educational technologies used in the investigated courses.

Keywords: Distance education, Pedagogy, Learning theories, Educational technologies, Course projects.

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Author Biographies

Amanda Amorim Costa e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Amanda Amorim Costa e Silva, pedagoga e mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária - CEP 50670-901, Recife - PE - Brasil).

Ana Beatriz Gomes Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Ana Beatriz Gomes Carvalho, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária - CEP 50670-901, Recife - PE - Brasil).

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Published

2016-12-27

How to Cite

Amorim Costa e Silva, A., & Gomes Carvalho, A. B. (2016). Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.449

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