UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM FOCO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Amanda Amorim Costa e Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.225

Resumo

Resumo Este trabalho oferece uma análise sobre estudos que focam a aceitação de tecnologias digitais no contexto do Ensino Superior. São abordados os fatores que favorecem a aceitação de tais tecnologias por parte de estudantes e docentes, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Foram consultados oito estudos sobre o tema, realizados em contextos educacionais de diferentes culturas ao redor do mundo. Adicionalmente, revisamos uma meta-análise que mapeou outros quarenta e dois estudos sobre aceitação de tecnologias diversas na Educação. Após a descrição e discussão das pesquisas, é apresentado um quadro que elenca os principais fatores relacionados à aceitação de AVAs no Ensino Superior, segundo sua influência direta ou indireta no processo de apropriação. Foi identificado que a percepção em relação à praticidade, facilidade de uso e a atitude positiva despertada por um AVA são os principais fatores que favorecem sua aceitação. Neste artigo é apresentado o Technology Acceptance Model, modelo teórico preferencial para esse tipo de estudo; os resultados dessa pesquisa, com suas implicações e possibilidades futuras de investigações nesse campo, também são discutidos.

Palavras-chave: Educação a Distância. Aceitação da tecnologia. Ambiente virtual de aprendizagem. Mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Amorim Costa e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga (UFPE), pós-graduanda em Psicopedagogia (UCB), mestranda em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE).

Downloads

Publicado

21-07-2014

Como Citar

Amorim Costa e Silva, A. (2014). UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM FOCO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. EaD Em Foco, 4(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.225

Edição

Seção

Artigos Originais