UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM FOCO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v4i2.225Abstract
Resumo Este trabalho oferece uma análise sobre estudos que focam a aceitação de tecnologias digitais no contexto do Ensino Superior. São abordados os fatores que favorecem a aceitação de tais tecnologias por parte de estudantes e docentes, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Foram consultados oito estudos sobre o tema, realizados em contextos educacionais de diferentes culturas ao redor do mundo. Adicionalmente, revisamos uma meta-análise que mapeou outros quarenta e dois estudos sobre aceitação de tecnologias diversas na Educação. Após a descrição e discussão das pesquisas, é apresentado um quadro que elenca os principais fatores relacionados à aceitação de AVAs no Ensino Superior, segundo sua influência direta ou indireta no processo de apropriação. Foi identificado que a percepção em relação à praticidade, facilidade de uso e a atitude positiva despertada por um AVA são os principais fatores que favorecem sua aceitação. Neste artigo é apresentado o Technology Acceptance Model, modelo teórico preferencial para esse tipo de estudo; os resultados dessa pesquisa, com suas implicações e possibilidades futuras de investigações nesse campo, também são discutidos.
Palavras-chave: Educação a Distância. Aceitação da tecnologia. Ambiente virtual de aprendizagem. Mídias.
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