Biology Teaching-Learning Processes in the Emergency Remote Teaching: Possibilities of Pedagogical Innovation?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1639

Abstract

All over the world people are witnessing a new form of social behavior, in this sense, the work strategies and, mainly, the teaching work has been affected. Faced with this scenario, education, in a time of facing COVID-19, comes to understand technology even more as an instrument of solution, adaptation, but also of inequalities. In this context, remote teaching came to replace face-to-face classes, while the pandemic situation lasts. Legislations were modified, ordinances were created, so that teachers could continue with teaching. This work sought to map the elements of innovation in pedagogical practices, carried out by different teachers, during the remote period, which aim to ensure the teaching and learning processes in Biology. To operationalize this study, Grounded Theory was used. The results indicate that, in the view of the research participants, remote teaching is harmful to the teaching and learning processes in Biology, being pointed out as aggravating spatio-temporal, technological and socio-emotional factors. Thus, the data point to remote teaching as a way to meet the need for school contact, but which does not provide significant learning and innovative teaching and learning spaces-times, since pedagogical practices for teaching Biology are not promoting student protagonism, nor guaranteeing the right to learn for students.

Keywords: Meaningful learning. Remote teaching emergency. Pedagogical innovation. Grounded theory.



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Author Biographies

Bruno Cardoso Conrad, Universidade Federal do Pampa

Graduado no curso de Ciências Biológicas Bacharelado e graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Gabriel - Rio Grande do Sul. Também membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico (GRUPI).

Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Universidade Federal do Pampa

Mayra da Silva Cutruneo Ceschini é Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Orientação e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP. Atualmente é Professora Substituta da Universidade Federal do Pampa/Campus São Gabriel, atuando no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Também é professora titular da Prefeitura Municipal de São Gabriel-RS, atuando na EMEF Presidente João Goulart. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Tem experiência na área de Educação, Ensino-Aprendizagem, Inovação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensino-Aprendizagem, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Inovação Pedagógica.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Professor formado em magistério em ní­vel médio
(Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama/RJ. Discente de graduação no
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do
Pampa/Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão,
cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como,
iniciação cientí­fica na área da Bioquí­mica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES,
PRAEC, PASP, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da
seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº
273/2020. Atua desde o primeiro semestre da graduação no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ainda bolsista PROEXT, na função de
professor/tutor no Curso de Capacitação na modalidade EaD para profissionais da
Educação Básica - Educação Ambiental: do pensar global ao agir regional, sob
orientação do Pr. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2020, atuando novamente na PROEXT
através da equipe gestora e executora do curso "O Uso do QRCode como ferramenta
para a organização de trilhas urbanas", sob orientação do Pr. Dr. Ailton Jesus Dinardi.
Membro do Grupo de Extensão "Pandemia da Solidariedade", orientado pela Prª Drª
Daniela Müller, auxiliando os idosos da cidade de Uruguaiana-RS em diversos
sentidos, e orientações durante a crise ocasionada pela pandemia do novo
coronaví­rus (Sars-Cov-2). Foi professor/tutor do curso oferecido pela Comissão
Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica - CIFOR/Unipampa
intitulado "Subsí­dios básicos de psicologia da educação para a aprendizagem
significativa'', sob orientação da Prª Drª Raquel Ruppenthal. Atualmente desenvolve o
projeto intitulado "Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para
Professores de Ciências da Natureza" (Edital n° 40/2021), desenvolve tal curso que
tece um projeto de extensão sobre orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. É
bolsista do Núcleo de Desenvolvimento Educacional - NuDE/Unipampa,
desenvolvendo colaboração na assistência social à discentes que se enquadram nos
perfis de ações afirmativas.

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Published

2022-04-01

How to Cite

Conrad, B. C. ., Ceschini, M. da S. C., & Cunha, F. I. J. . (2022). Biology Teaching-Learning Processes in the Emergency Remote Teaching: Possibilities of Pedagogical Innovation?. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1639

Issue

Section

Estudos de Caso