Autorias Infantis e suas Cartografias do Isolamento: Mapas de Significados das Crianças Elaborados Durante o Ensino Remoto

Los mapas infantiles de significados elaborados durante el aprendizaje a distancia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1527

Resumo

Como a pandemia da Sars-Cov-2 tem afetado a mobilidade das crianças? Sabe-se que no início dessa pandemia e o seu isolamento social, apenas os serviços considerados essenciais ficaram em funcionamento, no qual as aulas presenciais foram virtualizadas. Todavia, mesmo após a flexibilização de outros serviços, as escolas se mantêm com suas atividades virtualizadas e, desta forma, o presente artigo teve como objetivo, fazer uso de contramapeamentos, cartografias alternativas e mapeamentos vivenciais por meio de mapas autorais das crianças, no intuito de que elas apresentassem os locais que frequentaram e que gostariam de ir nesse período de reclusão pandêmica. Essa atividade foi realizada no ano de 2020, com 22 crianças da Educação Básica, em uma escola no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, Brasil. A proposta foi realizada através da plataforma Google Classroom, na qual os discentes enviaram seus mapas, anexando uma fotografia do desenho, utilizando a câmera do telefone celular. A partir deste material, buscou-se articular essa forma geográfica de pensar com a linguagem cartográfica e o conceito geográfico de lugar, trabalhando o que denominamos "mapas do isolamento social". Verificamos que a linguagem cartográfica pôde ser desenvolvida a partir da elaboração dos mapas infantis vivenciais, o que se mostrou fundamental para que os discentes construíssem o conceito de lugar.


Palavras-chave: Mapas infantis vivenciais. Linguagem cartográfica. Lugar. Ensino remoto. Covid-19.

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Publicado

07-10-2021

Como Citar

Tavares, F. R., Lobato, R. B., & Costa, J. V. F. T. . (2021). Autorias Infantis e suas Cartografias do Isolamento: Mapas de Significados das Crianças Elaborados Durante o Ensino Remoto: Los mapas infantiles de significados elaborados durante el aprendizaje a distancia. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1527