PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET

Authors

  • Fernanda Antonio Simões Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Antonio Simões Universidade Estadual de Londrina
  • Helena Gemignani Peterossi Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.147

Abstract

Uma das principais diretrizes para definição de conteúdo programático para cursos técnicos deve ser a formação do profissional em função de sua competência para atuação no mercado de trabalho. Em se tratando da gestão para o trânsito, tem-se carência de profissionais que possam atuar em pequenas e médias cidades brasileiras, com ênfase em estabelecer a mobilidade e a sustentabilidade em áreas urbanas. Para contribuir com essa tarefa, surgem cursos na modalidade a distância que têm suas características apresentadas nas páginas das instituições proponentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo relacionar o conteúdo programático de interesse para as funções da gestão de trânsito e analisar as propostas de cursos em Educação a Distância (EaD) ofertados no Brasil nessa área. A metodologia foi composta de pesquisa na internet, com coleta de informações sobre o programa, o perfil do aluno e os recursos didáticos utilizados. Os resultados apontaram que os cursos não apresentam conteúdo direcionado para as diversas possibilidades de atuação na área, constituindo-se em multidisciplinares sem foco profissional específico. A maioria dos cursos precisa ajustar o programa à competência profissional para gestão de trânsito, com melhor definição para o perfil do aluno e os recursos didáticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-28

How to Cite

Simões, F. A., Simões, E. A., & Peterossi, H. G. (2013). PREPARO TÉCNICO E PROFISSIONAL EM EAD PARA GESTÃO DE TRÂNSITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PROGRAMAS APRESENTADOS NA INTERNET. EaD Em Foco, 3(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.147

Issue

Section

Original Articles

Most read articles by the same author(s)