Envolvimento de Pais e Responsáveis na Vida Escolar dos Alunos: uma Pesquisa sobre o Emprego das Ferramentas de Comunicação Online nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1740

Resumo

A participação remota dos alunos e suas famílias nas escolas foi intensificada no início do ano de 2020, com demandas adicionais impostas pela pandemia da CoViD-19, o que também impactou o Brasil. Suscitando múltiplas questões relacionadas ao teletrabalho e a educação online, são requisitadas novas e modificadas maneiras das escolas se relacionarem com estes atores. O presente estudo procurou explorar o envolvimento de pais e responsáveis na vida escolar dos alunos de ensino médio e técnico, a partir do acesso às informações acadêmicas online nas Escolas Técnicas Estaduais [Etec] de São Paulo. Trata de uma pesquisa documental realizada entre 21 unidades escolares ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. Partimos do pressuposto de que, com a adoção de ferramentas de informação e comunicação, seria possível uma comunicação mais ágil aos pais dos resultados e do aproveitamento escolar, ampliando a participação destes e dos próprios alunos, levando-os à responsabilização pela sua vida escolar e periódica reavaliação de seu desempenho. Quanto aos resultados obtidos, notamos a desigualdade entre os acessos dos pais nos agrupamentos de escolas urbanas e agrícolas, com problemas adicionais às unidades que apresentavam resultados mais baixos nos indicadores pedagógicos de avaliações institucionais. Também foi possível perscrutar melhorias em aspectos de gestão escolar e da informação, focalizadas especialmente em um grande sistema educacional público.  

 

Palavras-chave: Envolvimento na escola. Tecnologias. Educação básica. Educação profissional. CEETEPS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Pós-Doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor em Educação pela UNESP. Professor e pesquisador da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS.

Helena Gemignani Peterossi

Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.  Rua dos Bandeirantes, 169 – São Paulo – SP – Brasil.

Márcia Regina de Oliveira Poletine , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Grupo de Supervisão Educacional - do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. (in memoriam)

Referências

ABREU, S.; VEIGA, F. Fatores familiares do envolvimento dos alunos na escola. In: VEIGA, F. H. (org.) Envolvimento dos alunos na escola – CIEAE 2013 – Ebook. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p.182-201.

BHERING, E.; SIRAJ-BLATCHFORD, I. A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 106, p.191-216, mar. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741999000100010&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 08 mar. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 11 mar. 2020.

BRASIL. MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77451-cnct-3a-edicao-pdf-1&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 mar. 2020.

CANALTECH. Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet. 01 fev. 2019. [Website]. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/brasil-e-o-segundo-pais-do-mundo-a-passar-mais-tempo-na-internet-131925/. Acesso em: 03 mar. 2020.

CEE. Deliberação CEE n° 155/2017 e Indicação CEE n° 161/2017. Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Aprovado em 05/07/2017. Publicado no DOE em 06/07/2017 - Seção I. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2017/673-88-Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-18.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

CEETEPS. Observatório Escolar [banco de dados]. Circulação restrita. 2019a. Disponível em: https://oe.cps.sp.gov.br/Home.aspx. Acesso em: 13 jan. 2020.

CEETEPS. Perfil e histórico do Centro Paula Souza. 2019b. Disponível em: http://www.cps.sp.gov.br/quem-somos/perfil-historico/. Acesso em: 16 nov. 2019.

CETEC. Banco de dados da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/bdcetec>. Acesso em: 03 mar. 2020.

CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC 2018. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR: São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

CGI. Sobre o CGI BR. [Website]. Disponível em: https://www.cgi.br/sobre/. Acesso em: 03 mar. 2020.

EBC. Participação de pais na vida escolar melhora desempenho dos filhos. Agência Brasil. 2019. [Website]. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/participacao-de-pais-na-vida-escolar-melhora-desempenho-dos-filhos. Acesso em: 03 nov. 2021.

FARIA FILHO, L. M. de. Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação. São Paulo Perspec., São Paulo, v.14, n. 2, p. 44-50, Jun. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 mar. 2020.

FGV-EAESP. Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas. Centro e Tecnologia de Informação Aplicada da EAESP, 30ª edição. Sumário de resultados. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa. Acesso em: 03 mar. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INEP. Relatório nacional: pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem - Talis 2018. v.1. Brasília: INEP, 2019.

IPEA. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. [Website]. 2020. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_uf/sao-paulo. Acesso em: 03 mar. 2020.

MARQUES, R. O envolvimento das famílias no processo educativo: resultados de um estudo em cinco países. Conferência e comunicação de pesquisa. Disponível em: http://www.eses.pt/usr/Ramiro/Texto.htm. Acessado em: 18 mar. 2020.

NSA. Relatório de acessos do NSA. Acesso restrito. Disponível em: https://nsa.cps.sp.gov.br/. Acesso em: 09 mar. 2020.

OECD. TALIS 2018 Results (Volume I): teachers and school leaders as lifelong learners, TALIS. Paris: OECD Publishing, 2019.

OESP. Escolas já fazem reunião de pais por videoconferência. Estadão Online, 30 jan. 2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-ja-fazem-reuniao-de-pais-por-videoconferencia,70001645869. Acesso em: 03 mar. 2020.

SILVA, R.R. Brasil é o segundo país do mundo a passar mais tempo na internet. [Website], 01 fev. 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/brasil-e-o-segundo-pais-do-mundo-a-passar-mais-tempo-na-internet-131925/. Acesso em: 03 mar. 2020.

UNESCO. Assessing Internet development in Brazil - using UNESCO’s Internet Universality ROAM-X Indicators. Paris: UNESCO, 2019.

UNITED NATIONS. About human development. [Website]. 2020. Disponível em: http://hdr.undp.org/en/humandev. Acesso em: 03 mar. 2020.

WOLF, G. Brasil tem 230 mi de smartphones em uso. UOL [Website], São Paulo, 25 abr. 2019. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/04/26/brasil-tem-230-mi-de-smartphones-em-uso.htm?cmpid. Acesso em: 03 mar. 2020.

ZANELLA, A.V., et al. Participação dos pais na escola: diferentes expectativas. In: ZANELLA, A.V. et al. (org). Psicologia e práticas sociais [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 132-141. Disponível em: http://books.scielo.org/id/886qz/pdf/zanella-9788599662878-12.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Constantino, P., Peterossi, H. G., & Poletine , M. R. de O. . (2022). Envolvimento de Pais e Responsáveis na Vida Escolar dos Alunos: uma Pesquisa sobre o Emprego das Ferramentas de Comunicação Online nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. EaD Em Foco, 12(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1740

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)