Avaliação da Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social Face ao Coronavírus: Relatos sobre a Gestão do Consórcio CEDERJ

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os desafios de gestão da Diretoria Acadêmica do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, frente às ações realizadas para a manutenção do semestre de 2020/1, durante o período de isolamento social em virtude da pandemia do novo Coronavírus, e avaliar os impactos das alterações realizadas em estudantes e professores coordenadores de disciplina. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, os procedimentos metodológicos foram embasados em pesquisa de opinião quantitativa com estudantes e coordenadores de disciplina. O Consórcio CEDERJ possui uma grande variedade de cursos, portanto as soluções encontradas foram diversas, considerando a autonomia das universidades. As tutorias presenciais foram substituídas por encontros virtuais síncronos, mantendo os horários pré-agendados, em ferramentas dentro e fora da plataforma Moodle CEDERJ. As avaliações presenciais foram substituídas por Avaliações Presenciais Adaptadas realizadas na plataforma Moodle CEDERJ, chamadas de APXs. A pesquisa realizada com os estudantes e professores revelou perfis diferentes em relação ao acesso à internet e necessidade de sair de casa para trabalhar durante a pandemia. As maiores dificuldades relatadas foram adequação ao prazo de envio e condições psicológicas, para estudantes, e detecção de plágio nas provas e adaptação das provas para o formato online, para professores. Acredita-se que o esforço do Consórcio CEDERJ para manter o período letivo logrou êxito ao dar oportunidade para que estudantes concluíssem suas disciplinas com qualidade e, consequentemente, seus cursos, o que, em última instância, é a missão principal deste Consórcio de universidades.

Palavras-chave: Covid-19. Avaliação. Diagnóstico. Gestão acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, 2020.

MARTINS, V.; BAPTISTA, A. A Afetividade na Educação Online: Percursos e Possibilidades. EaD em Foco, v. 8, n. 1, 2018.

MATTA, G. C. et al. eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas í pandemia. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2021.

MENEZES, S. K. O.; FRANCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, 2020.

MORAN, J. M. A culpa não é do online – Contradições na educação evidenciadas pela crise atual. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020. Disponí­vel em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1506. Acesso em: 22 de out. 2020.

MORIN, E. O Método I: a natureza da natureza. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

PAULA CARVALHO, J.C. Antropologia das Organizações e Educação: Um Ensaio Holonômico. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

PEREIRA, G. de C.; MAGALINI, L. M. Videoaulas em primeira pessoa: suas caracterí­sticas e sua contribuição para a EaD. EAD em Foco, v. 7, n. 2, 2017.

RIBEIRO, C. V.; CAVALCANTI, M.; PIMENTEL, A. "Abre a câmera, por Favor": Aulas Remotas no Ensino Superior, uma Abordagem Fenomenológica. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 2021.

ROSSE, C. G.; ARAGON, G. T.; DE OLIVEIRA, M. DE F. A. Webconferência: O que Dizem um Grupo de Alunos do Ensino Superior í Distância. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020.

SANCHOTENE, I. J. et al. Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020.

SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Ví­rus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, G.; MENDONÇA, M. Pandemia e o Ensino Remoto: Uma Reflexão Acerca da Vivência Afetivo-emocional dos Estudantes. Revista Educação e Humanidades, v. 2, n. 1, 2021.

TENÓRIO, A.; PIRES, D. N.; TENÓRIO, T. A influência de competências socioafetivas no processo de ensino-aprendizagem com base nas percepções de tutores a distância. Paidéi@: Revista Cientí­fica de Educação a Distância, v. 9, n. 15, 2017.

THOMAZ, S. B. Imaginário, Educação e Cultura da Escola. Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2009.

THOMAZ, S. B. Dimensões Esquecidas na Organização do Trabalho da Escola. Revista de Educación en América Latina y el Caribe, nº 48, 1997.

VALENTE, J. A. & MORAN, J. M. Educação a Distância. São Paulo: Summus, 2011.

VIEIRA, K. M. et al. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

Nascimento, M. de S., Santos, E. C., Silva, S. de P., & Thomaz, S. B. (2021). Avaliação da Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social Face ao Coronavírus: Relatos sobre a Gestão do Consórcio CEDERJ. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1264