Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma revisão da literatura em língua portuguesa sobre o fenômeno da evasão na educação a distância. A revisão incluiu apenas pesquisas empíricas, que tiveram algum tipo de coleta de dados qualitativos ou quantitativos. Seus objetivos foram identificar as causas para a evasão em educação a distância e recomendações para modelos ou ferramentas que permitam às instituições de ensino anteciparem-se à evasão dos seus alunos. Os resultados apontaram que as principais causas da evasão descritas pela literatura se posicionam antes do início dos cursos: falta de orientação aos alunos que entram na modalidade e formação inadequada dos tutores. O artigo conclui que as instituições que oferecem educação a distância devem se preocupar em propor módulos de acolhimento a seus alunos e com a formação continuada de seus tutores, e não apenas em prever e evitar a evasão quando os cursos já estão em andamento.

Palavras-chave: Abandono escolar. EaD. Formação de professores. Tutor. Desistência do aluno.

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Biografia do Autor

Alcimar Roberto Kowalski, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestrando em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Uninter. Professor na FAEL

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Publicado

07-07-2020

Como Citar

Kowalski, A., Mattar, J., Barbosa, L. C. ., & Branco, L. S. A. . (2020). Evasão no Ensino Superior a Distância: Revisão da Literatura em Língua Portuguesa. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983

Edição

Seção

Revisões