Território e Desterritorialização: A EaD na Universidade Estadual do Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.775Resumo
A intenção desta pesquisa é apresentar o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, localizada na cidade de Cascavel/PR, discutindo o percurso para sua implantação. Será contextualizado o cenário; apresentado como foi e está sendo pensado e ocorrendo o processo de implantação local para a criação do NEaDUNI. A discussão se ampara em teorias e maneiras de conceber e pensar no ensino e aprendizagem, assim como novas e outras experimentações e desafios na forma de ensinar, aprender-aprendência e de desterritorializar os territórios já estabelecidos. Para o embasamento teórico utilizamos diversos autores: Deleuze e Guattari, Gallo, Dal Molin, Motter, Dans e Vitkowski, assim como documentos nacionais da Educação a Distância e da universidade citada.
Palavras-chave: Educação a distância. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Território. Desterritorialização.
Downloads
Referências
ASSMANN, H. Reencantar a Educação: rumo í sociedade aprendente. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Referências de Qualidade para a educação superior a distância. Brasília, 2007.
CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do apreender: Construindo uma taxionomia para mediação pedagógica em tecnologia de Comunicação Digital. Tese (Doutorado em Mídia e Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
DAL MOLIN, B. Mapa referencial para construção de material didático para o Programa e-Tec Brasil [et al.]. Florianópolis: UFSC, 2008.
DAL MOLIN, B.; MOTTER, R. M. B. Educação a Distância para os sentenciados das unidades penais do Paraná e-sipris: rizoma, não decalque. ESUD: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém, 2013.
DANS, E. Todo va a Cambiar: Tecnología y evolución: adaptarse o desaparecer. Barcelona: Centro Libros PAPF, S.L.U., 2010.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, G. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista com G. Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola. Paris: Montparnasse. 2001. 459 min. Disponível em: http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
GUATTARI, F.; RONILK, S. (2010). Micropolítica: cartografias do desejo. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
GALLO, S. Em torno de uma educação menor. Educação Realidade, Porto Alegre, v. 27, nº 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/25926/1519.
GALLO, S. Deleuze & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GALLO, S. Conhecimento, transversalidade e currículo. Caxambu, 2001.
VITKOWSKI, J. R. Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.