Os Desafios da Aprendizagem no Ensino Superior durante a Pandemia de Covid-19: a Percepção dos Estudantes em Foco
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2409Palavras-chave:
Estudante, Pandemia, Aprendizagem, Ensino superiorResumo
No Brasil, as transformações educacionais resultantes do contexto pandêmico impactaram significativamente o processo de ensino-aprendizagem, gerando compreensões distintas entre estudantes e professores. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo verificar a percepção de graduandos e pós-graduandos de uma universidade federal no estado do Rio Grande do Sul pertinente aos desafios e perspectivas relacionados à aprendizagem durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19. Participaram do estudo 1.026 estudantes, majoritariamente de cursos de graduação (77,2%), que responderam a perguntas sobre perfil e questões abertas. A análise textual foi realizada com auxílio do Software Iramuteq, resultando em quatro classes de palavras: “Adaptação às Metodologias” (1), “Autopercepção do aprendizado” (2), “Desafios enfrentados no ensino remoto” (3) e “Estratégias de aprendizagem” (4). Os principais relatos sobre a experiência vivenciada e os desafios enfrentados diante das mudanças impostas pelo contexto pandêmico enfatizaram sobre a necessidade de adaptações, especialmente no que tange ao uso de novas metodologias e tecnologias. Ainda, a saúde mental e a necessidade em conciliar questões familiares e a vida acadêmica foram apontadas como os principais desafios por parte dos estudantes.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Estudante. Pandemia.
Downloads
Referências
AVILA, E. C.; GENIO, A. M. G. J. Motivation and learning strategies of education students in online learning during pandemic. Psychology and Education Journal, v. 57, n. 9, p. 1608-1614, 2020. https://doi.org/10.17762/pae.v57i9.506
AZIONYA, C. M.; NHEDZI, A. The digital divide and higher education challenge with emergency online learning: Analysis of tweets in the wake of the COVID-19 lockdown. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 22, n. 4, p. 164-182, 2021.
https://doi.org/10.17718/tojde.1002822
AZMI, F. M.; KHAN, H.N.; AZMI, A. M. The impact of virtual learning on students’ educational behavior and pervasiveness of depression among university students due to the COVID-19 pandemic. Globalization and health, v. 18, n. 1, p. 70, 2022. https://doi.org/10.1186/s12992-022-00863-z
BARRETO, J. DA S. et al. A pandemia da covid-19 e os impactos na educação. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 792-805, 2020. https://doi.org/10.5281/zenodo.4361693
BARROT, J. S.; LLENARES, I. I.; DEL ROSARIO, L. S. Students’ online learning challenges during the pandemic and how they cope with them: The case of the Philippines. Education and information technologies, v. 26, n. 6, p. 7321-7338, 2021. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10589-x
BRANCO MENDES, L.C. et al. Meanings of social isolation for young Brazilians during the covid-19 pandemic. Psicogente, v. 26, n. 49, p. 182-205, 2023.https://doi.org/10.17081/psico.26.49.5881
BRASIL. Portaria Mec Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio, 2020a.
BRASIL. Portaria Mec Nº 1.030, de 1 de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, 2020b.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório de Pesquisa: “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil – Educação Superior” – 2020 [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Inep, 2022b.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: A free software for textual data analysis. Temas em Psicologia, v.21, n.2, p. 513-518, 2013. https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), 2018.
CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. P. 611-614, 2004. https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019
CHANDRASIRI, N. R.; WEERAKOON, B. S. Online learning during the COVID-19 pandemic: Perceptions of allied health sciences undergraduates. Radiography, v. 28, n. 2, p. 545-549, 2022. https://doi.org/10.1016/j.radi.2021.11.008
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração [recurso eletrônico]. Tradução: Scientific Linguagem Ltda, Porto Alegre: AMGH, 2016.
DEEPIKA, V. et al. ‘Learning from home’: role of e-learning methodologies and tools during novel coronavirus pandemic outbreak. Postgraduate Medical Journal, v. 97, n. 1151, p. 590-597, 2021. https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2020-137989
DOSEA, G. S. et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
GODOY, L.D. et al. The psychological impact of the COVID-19 pandemic in remote learning in higher education. Education Sciences, v. 11, n. 9, p. 473, 2021.https://doi.org/10.3390/educsci11090473
GOMES, L. UFSM está entre as 15 melhores universidades brasileiras, aponta ranking internacional. Disponível em: https://diariosm.com.br/noticias/geral/ufsm_esta_entre_as_15_melhores_universidades_brasileiras_aponta_ranking_internacional Acesso em dezembro de 2023.
GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. Docência e covid-19: Percepções de educadores da rede paulista de ensino. Estudos em Avaliação Educacional, v. 34, 2023. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351
HAIR JR, J. F. et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Los Angeles: Sagepublications, 2017.
JOSHI, A.; VINAY, M.; BHASKAR, P. Impact of coronavirus pandemic on the Indian education sector: perspectives of teachers on online teaching and assessments. Interactive technology and smart education, v. 18, n. 2, p. 205-226, 2021. https://doi.org/10.1108/ITSE-06-2020-0087
KEE, C. E. The impact of COVID-19: Graduate students’ emotional and psychological experiences. Journal of human behavior in the social environment, v. 31, n. 1-4, p. 476-488, 2021. https://doi.org/10.1080/10911359.2020.1855285
KUHN, N.; LOPES, L. F. D. Desafios enfrentados por estudantes de um curso técnico a distância frente à pandemia COVID-19. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020.https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1018
LOPES, L. F. D. Métodos quantitativos aplicados ao comportamento organizacional [recurso eletrônico]. Santa Maria: Voix, 2018.
LAILI, R. N.; NASHIR, M. Higher education students’ perception on online learning during Covid-19 pandemic. Edukatif: Jurnal Ilmu Pendidikan, v. 3, n. 3, p. 689-697, 2021. https://doi.org/10.3390/educsci11080403
MAPHOSA, I. Factors influencing student’s perceptions towards e-learning adoption during COVID-19 pandemic: A developing country context. European Journal of Interactive Multimedia and Education, v. 2, n. 2, p. e02109, 2021. https://doi.org/10.30935/ejimed/11000
MATTOS, K. R. C; MATTE, L. I.; MARASCHIN, M. S. Ensino superior remoto e as políticas de enfrentamento a pandemia de COVID-19 na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Internacional de Educação Superior, v. 10, p. e024042-e024042, 2024. https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8668712
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução n. 024 de 11 de agosto de 2020. Regula o regime de exercícios domiciliares especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais em face da pandemia da covid-19. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/download.html action=arquivoIndexado&download=false&id=265269 Acesso em dezembro de 2023.
MELO, C. F. et al. Giving meaning to the pandemic: What do Brazilians think about the new coronavirus?. Trends in Psychology, v. 29, n. 3, p. 395-413, 2021. https://doi.org/10.1007/s43076-021-00078-y.
MOLON, J. et al. Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, 2022. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8961
MUKHERJEE, D.; HASAN, K. K. Challenges in learning continuity during the COVID-19 pandemic: A methodological and thematic review. South Asian Journal of Management, v. 27, n. 3, p. 56-78, 2020.
OLIVEIRA, E. N. et al. Covid-19: Repercussions on the mental health of higher education students. Saúde em Debate, v. 46, p. 206-220, 2022.https://doi.org/10.1590/0103-11042022E114
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. . A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico Da Covid-19 (Ose), v. 9, p. 1-9, 2020.
PANDYA, A.; LODHA, P. Mental health consequences of COVID-19 pandemic among college students and coping approaches adapted by higher education institutions: A scoping review. SSM-Mental Health, v. 2, p. 100122, 2022. https://doi.org/10.1016/j.ssmmh.2022.100122
PELUCIO, L. et al. Depression and anxiety among online learning students during the COVID-19 pandemic: a cross-sectional survey in Rio de Janeiro, Brazil. BMC psychology, v. 10, n. 1, p. 192, 2022. https://doi.org/10.1186/s40359-022-00897-3
PIMENTA, C. O.; SOUSA, S. K. Avaliação em tempos de pandemia: oportunidade de recriar a escola. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, 2021. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8274
PIMENTEL, R. M. M. et al. A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. Journal of Human Growth and Development, v. 30, n. 1, p. 135, 2020.
PINHEIRO, B. Mais de 90% dos alunos que ingressaram na UFSM em 2023 são do Rio Grande do Sul; veja o perfil dos calouros. Disponível em: https://diariosm.com.br/noticias/educacao /mais
_de_90_dos_alunos_que_ingressaram_na_ufsm_em_2023_sao_do_rio_grande_do_sul_veja_o_perfil_dos_calouros__501990 Acesso em dezembro de 2023.
QUEIROZ-NETO, J. P. et al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, 2022. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8463
REINERT, M. Alceste uma metodologia de análise de dados textuais e uma aplicação: Aurelia De Gerard De Nerval. Boletim de Metodologia Sociológica/Bulletin de méthodologie sociologique , v. 1, p. 24-54, 1990. https://doi.org/10.1177/075910639002600103
SANTOS, H. C. S.; RODRIGUES, J. M. S. R. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem antes e após o advento da pandemia de COVID-19: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Research, Society and Development, v. 11, n. 11,2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.29519
SANTOS JR., V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, v. 2, p. 01-15, 2020
SILVEIRA, S. R. et al. Impressões dos alunos de um curso de bacharelado em sistemas de informação acerca do ensino remoto durante a pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v.20, n.1, 2021.
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569
SYAM, R. Z. A.; ACHMAD, W. Online learning in higher education: analysis during the pandemic covid-19. Jurnal Mantik, v. 5, n. 4, p. 2256-2261, 2022.
SHARMA, A.; ALVI, I. Evaluating pre and post COVID 19 learning: An empirical study of learners' perception in higher education. Education and Information Technologies, v. 26, n. 6, p. 7015-7032, 2021.https://doi.org/10.1007/s10639-021-10521-3
SOUSA, Y. S. O. et al. O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2020.
SOUZA, M. A. R. et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018.https://doi.org/10.1590/s1980-220x20170150 03353
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). UFSM em números. Disponível em: https://portal.ufsm.br/ufsm-em-numeros/publico/index.html Acesso em 23 de dezembro de 2023.
UEN, L. S. et al. Ensino Remoto Emergencial: Percepções e Desafios na Visão Discente. EaD em Foco, v. 12, n. 3, 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1907
WAS, C. A.; GREVE, M. Undergraduate student goal orientations and the impact of Covid-19: Student effort following the pandemic shutdown. Educational Research: Theory and Practice, v. 32, n. 1, p. 23-29, 2021.
ZERBINI, T.; ABBAD, G. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, v. 13, p. 177-187, 2008.https://doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.