Os Desafios da Aprendizagem no Ensino Superior durante a Pandemia de Covid-19: a Percepção dos Estudantes em Foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2409

Palavras-chave:

Estudante, Pandemia, Aprendizagem, Ensino superior

Resumo

No Brasil, as transformações educacionais resultantes do contexto pandêmico impactaram significativamente o processo de ensino-aprendizagem, gerando compreensões distintas entre estudantes e professores. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo verificar a percepção de graduandos e pós-graduandos de uma universidade federal no estado do Rio Grande do Sul pertinente aos desafios e perspectivas relacionados à aprendizagem durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19. Participaram do estudo 1.026 estudantes, majoritariamente de cursos de graduação (77,2%), que responderam a perguntas sobre perfil e questões abertas. A análise textual foi realizada com auxílio do Software Iramuteq, resultando em quatro classes de palavras: “Adaptação às Metodologias” (1), “Autopercepção do aprendizado” (2), “Desafios enfrentados no ensino remoto” (3) e “Estratégias de aprendizagem” (4). Os principais relatos sobre a experiência vivenciada e os desafios enfrentados diante das mudanças impostas pelo contexto pandêmico enfatizaram sobre a necessidade de adaptações, especialmente no que tange ao uso de novas metodologias e tecnologias. Ainda, a saúde mental e a necessidade em conciliar questões familiares e a vida acadêmica foram apontadas como os principais desafios por parte dos estudantes. 

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Estudante. Pandemia.

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Biografia do Autor

Nuvea Kunh, Instituto Federal Farroupilha

Professora efetiva no Instituto Federal Farroupilha. Doutora em Administração.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

 

Professora efetivo na Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Engenharia de Produção.

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Publicado

18-08-2025

Como Citar

Kunh, N., & Lopes, L. F. D. (2025). Os Desafios da Aprendizagem no Ensino Superior durante a Pandemia de Covid-19: a Percepção dos Estudantes em Foco. EaD Em Foco, 15(1), e2409. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2409

Edição

Seção

Artigos Originais