Interação e Dialogicidade na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2370Palavras-chave:
Interação, Dialogicidade, Educação a distânciaResumo
O estudo objetiva compreender como se desenvolvem as interações nas licenciaturas a distância de uma universidade pública brasileira. A relevância do estudo está pautada na tendência de crescimento da Educação a Distância (EaD) no Brasil, que vem apresentando um aumento de matrículas. Porém, na contramão dessa ascensão, a baixa qualidade das relações de interação tem preocupado os pesquisadores da área. Portanto, pesquisar as interações no âmbito da EaD torna-se fundamental, uma vez que a centralidade dos processos de ensino e de aprendizagem na virtualidade depende, em boa medida, dessas relações. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, cujos dados foram construídos a partir dos fóruns de discussão de três componentes curriculares ofertados em diferentes licenciaturas da EaD. A investigação apontou que as interações, na perspectiva da dialogicidade, foram desenvolvidas a partir de uma pedagogia crítica, que integra questões problematizadoras imbricadas nas realidades dos sujeitos. Também se percebeu que a pedagogia empregada exige intensa atuação da equipe da disciplina, que, por meio de um acompanhamento individualizado, possibilita a construção do conhecimento, assim como a retomada e ampliação dos conteúdos trabalhados, engajando os estudantes e possibilitando uma formação emancipatória.
Palavras-chave: Interação. Dialogicidade. Educação a distância.
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