Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1581Resumo
O presente artigo procurou respostas às seguintes indagações: quais modelos pedagógicos para EaD aparecem nos estudos científicos e qual base epistemológica lhes é subjacente? Por meio de buscas realizadas no Portal de Periódicos CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações, observando a recomendação PRISMA, foram selecionados quatro textos científicos nas bases pesquisadas. Os estudos indicaram que os modelos pedagógicos para EaD convergem para estratégia metodológica que privilegia a centralidade das ações pedagógicas no discente, interação assíncrona no AVA, dialogicidade e integração teoria/prática em situações de aprendizagem. A base epistemológica subjacente aos modelos repousa na premissa que o conhecimento é fruto das interações que acontecem no AVA (socioconstrutivismo). As conclusões encontradas não são exaustivas por limitações no número das bases consultadas. Sugerem-se pesquisas futuras contemplando outras bases de dados e o lapso temporal do período pandêmico da COVID-19.
Palavras-chave: Modelo pedagógico para EaD. Educação a distância. Recomendação PRISMA.
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