Competência em Informação para a EaD: Contribuições para o Processo de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2285Palavras-chave:
Educação a distância, Competência em informação, Comportamento Informacional, Aprendizagem, Aprendizagem AutônomaResumo
O trabalho investiga as inter-relações entre Educação a Distância e Competência em Informação, apresentando contribuições do desenvolvimento de competência em informação para o processo de aprendizagem na EaD. A aprendizagem de estudantes na EaD é desafiadora, exigindo um conjunto de habilidades para construção da autonomia e aprendizado independente, aspecto também discutido no campo de Ciência da Informação, a partir da competência em informação. Essa competência está relacionada à aptidão para busca, uso e manejo de informações, tornando os indivíduos aptos a procurar, interpretar e utilizar informações de qualidade para construir seu próprio conhecimento, estando estreitamente relacionado aos objetivos da EaD. A pesquisa tem caráter bibliográfico com análise qualitativa da literatura recuperada, correlacionando padrões de competência em informação com diretrizes de competência para EaD. Sugere-se, a partir da investigação, que ao adquirir competência em informação, o indivíduo altera o seu comportamento informacional e o manejo que faz da informação, tornando-se apto a interpretar e construir melhor a sua aprendizagem na EaD.
Palavras-chave: Educação a distância. Competência em informação. Comportamento informacional. Aprendizagem. Aprendizagem autônoma.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Competências para educação a distância: matrizes e referenciais teóricos. São Paulo: ABED, 2012.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information literacy competency stardards for higher education. 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1 - Acesso em: 29 dez. 2022.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL Board, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework - Acesso em: 29 dez. 2022.
BELLUZZO, R. C. B. Competência em Informação, Midiática e Digital: reflexões desde suas origens às principais tendências em espaços econômicos, educacionais e culturais na era digital. Infor, Montevideo, v. 28, n. 2, p. 55-89, dic. 2023. DOI: https://doi.org/10.35643/info.28.2.13
BORGES, M. C. et al. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina, 2014;47(3):324-31. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86685/89706 - Acesso em: 04 jan. 2023.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm - Acesso em: 03 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. ReUni Digital: Diagnóstico e desafios para a expansão da EaD no Brasil.v. 3. Brasília: MEC/CGEE, 2022.
CAETANO, A. M. P.; MAIA, C. M.; PEREIRA, G. Metodologias ativas de ensino aprendizagem a serviço da informação: as bibliotecas universitárias como espaço de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 15, n.1, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.36636
CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf - Acesso em: 10 out. 2022.
DUDZIAK, E. Competência Informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com, n. 13, 2010.
DUDZIAK, E. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071 - Acesso em: 02 jan. 2023.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GODOY,A. S. Introdução Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista vistas Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63, 1995.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1996.
LOPES, C.; PINTO, M. IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação: um Estudo de Adaptação à População Portuguesa (Parte I). 2010. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/200/1/IL-HUMASS%20–%20instrumento%20de%20avaliação%20%20de%20comptencias%20em%20literacia%20da%20informação.pdf - Acesso em: 05 jan. 2023.
MANGONIL, S. S.; MASSUGA, F.; GONZAGA, C. A. M. A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática. EaD em Foco, v. 12, n. 1, e1631, 2022. Doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631
PRETI, O. Educação a Distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
SANTOS, A. S; MAIA, L. C. G. O quê há num nome? Information Literacy e a Coinfo. Ciência da Informação, v. 51. 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/193704 - Acesso em: 21 mar. 2023.
SILVA, D. C. Desenvolvimento da competência em informação em ambientes virtuais de aprendizagem: uma análise de impactos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal da Bahia, 2015.
SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Alunos da EaD on-line do Brasil e competências digitais. Revista EDaPECI, v. 19, n. 2, p. 21-39, 2019. DOI:http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210742.21-39
SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional. EaD em Foco, v. 11,n. 1, e1423, 2021. DOI:https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423
SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Modelo de Competências Digitais para alunos na Educação a Distância: revisão e atualização de uma proposta brasileira: revisão e atualização de uma proposta brasileira. Revista De Estilos De Aprendizaje, 16(32), 5–18, 2023.DOI: https://doi.org/10.55777/rea.v16i31.5399
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a ciência da informação. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.