Educação a Distância na Modernidade Líquida: uma Reflexão na Perspectiva Bauniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2262

Palavras-chave:

Modernidade líquida - Zygmunt Bauman, Educação a distância, Educação líquida

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre o conceito de modernidade líquida baumaniana com a modalidade educação à distância (EAD) incorporada às transformações socioeconômicas e culturais em tempos líquidos na educação.  O conceito de modernidade líquida conduz o modo de vida sem critérios, e ou modelos a seguir. É uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva – exploratória e quanto aos meios, essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, a qual foi realizada a partir da consulta em publicações de Zygmunt Bauman e autores afins. A educação em tempos líquido-modernos precisa acompanhar as mudanças sociais buscando novas diretrizes e posicionamentos. A fase líquida moderna relatada por Bauman vem se desdobrando desde a segunda metade do século XX, sofrendo mudanças nos contextos políticos que influenciam diretamente no comportamento dos indivíduos entres eles a forma do trabalho, as relações interpessoais, a cultura e a educação.

 

Palavras-chave: Modernidade líquida - Zygmunt Bauman. Educação a distância. Educação líquida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARÔNIO, J. Educação a distância na modernidade líquida: uma análise descritiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/123720/ 000832852. pdf?sequence=1&isAllowed=y - Acesso em: 12 set. 2022.

BAUMAN, Z. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014

BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes: Sobre a modernidade, a pós-modernidade e os intelectuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2021.

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BAUMAN, Z. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008a.

BAUMAN, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BELLONI, B. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano 23, n.78, abr. p. 117-142, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?format=pdf&lang=pt - Acesso em: 07 set. 2022.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_ 03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm - Acesso em: 3 jun. 2023.

DÜRKS, D. B.; SILVA, S. P. de. A educação na sociedade líquido-moderna: reflexões sobre os escritos de Zygmunt Bauman. 2015. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/4742/3938 - Acesso em: 15 set. 2022.

FERREIRA, D. M.; MOURÃO, L. Panorama da educação a distância no ensino superior brasileiro. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 247-280, jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ metaavaliacao/article/download/2318/pdf - Acesso em: 15 set. 2022.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

GOEDERT, L.; ARNDT, K. B. F. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, v.9, n.2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051 - Acesso em: 31 jun. 2022.

GOMES, D. O que é EAD? Conceito, características, vantagens e muito mais!IN: Blog Sambatech, 2021. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/o-que-e-ead/ - Acesso em: 31 jun. 2022.

HALL, S. A Identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

GARUTTI, A. M. M. G. Educação e mídias em tempos de modernidade líquida. In: Anais VII CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php /artigo/visualizar/68408 -Acesso em: 15 maio 2023.

KAFER, D. K.; OLIVEIRA, F. M. Considerações sobre o ensino à distância em tempos líquidos e pandêmicos. 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/ salaoconhecimento/article/view/20702/1941 - Acesso em: 15 maio 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LEITE, G. Modernidade líquida e incertezas sólidas. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 22, n. 4948, 17 jan. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/55092 - Acesso em: 25 mar. 2020.

LEÃO, I. Z. C. C.; CASTRO, D. A propósito de o mal-estar da pós-modernidade, de Zygmunt Bauman. Revista Economia & Tecnologia (RET), v. 9, n.4, p. 137-148, out./dez. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/ret/article/download/32947/ 22620 - Acesso em: 11 set. 2022.

LITWIN, E. (org). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MALANCHEN, J. Inclusão Social por meio da EAD: Realidade ou Ilusão? Rev. Ideação, Paraná, v.9, n.1, p.135-146, 2007. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/ article/view/3963/3070 - Acesso em: 11 set. 2022.

MARIANO, M. R. de L.; SANTOS, R. M. R. dos. Cultura digital e as mediações pedagógicas. In: III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA, Diálogos sobre EaD e uso das TDIC na educação: regulamentação em tempos recentes 3 a 6 de novembro de 2020 - Brasília/DF, 2020.

Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/seadco/article/view/14690 - Acesso em: 11 set. 2022.

MOLON, J. et al. Docência em tempos de alta transição tecnológica: um ensaio teórico a partir da obra modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, v.10, n.23, 2020.Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13658 - Acesso em: 11 set. 2022.

PONTES, M. M. e. Zygmunt Bauman e a cultura na modernidade líquida. Revista PLURAIS, v.4, n.2, 2014. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/ article/view/2888 - Acesso em: 13 set. 2022.

PORCHEDDU, A. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n.137, p.661-684, maio/ago., 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/36mz FFtbtvXDhmsjtqDWcdG/ - Acesso em: 11 set. 2022.

RIGO, R. M. Mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem. 10, ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/2000-0.pdf - Acesso em: 11 set. 2022.

RIOS, J. A. R.; PIMENTEL, R. G. Educação a distância é o seu grande desafio: o educando como sujeito de sua própria aprendizagem. Disponível em: http://extensao2.nead.ufsj.edu.br/ extensao2012_1/disciplinas/2012/ cft/docs/texto_1_aula_5.pdf> - Acesso em: 11 set. 2022.

SALES, M. V. S.; NONATO, E. do M. S. Educação a distância e currículo: hipertexto como perspectiva de flexibilidade e design pedagógico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.2, p. 616-645 abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/2131 - Acesso em: 07 set. 2022.

SANTOS, B. L.; BOAS, A. M. V.; GUSMÃO, A. D. F. Educação e sociedade: a missão de educar na modernidade líquida. In: Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 15, p. 1-16, maio, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9938 - Acesso em: 11 set. 2022.

SANTOS, R. O. et al. O uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem na educação a distância. In: ESUD - XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital, 2018, Natal. Anais do ESUD - 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/39751063/O_%20USO_DAS_METODOLOGIAS_ATIVAS_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_A_DIST%C3%82NCIA - Acesso em: 15 maio 2023.

SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação & Realidade, v.34, n.2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8300 - Acesso em: 15 maio 2023.

SILVA, A. C. R. de. Educação a distância e seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. In: Congresso ABED 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm - Acesso em: 15 maio 2023.

SILVA, R. B.; MENDES, J. P. S.; ALVES, R. dos S. L. O conceito de líquido em Zygmunt Bauman: contemporaneidade e produção de subjetividade. Athenea Digital, v.15, n.2, p.249-264, jul. 2015. Disponível em: https://atheneadigital.net/ article/view/v15-n2-silva-mendes-alves - Acesso em: 07 set. 2022.

SOARES, M. I. de C. Leitura e práticas de pesquisa. In: MEDEIROS, I. M. da C. et al. (Org.). Diálogos sobre a educação profissional e tecnológica: saberes, metodologia e práticas pedagógicas. Colatina: Ifes, 2011.

SOUZA, C. M. de; SOUZA, R. A. de L. e; TEIXEIRA, A. F. Reflexões acerca do sócio-interacionismo no Moodle. Revista Multidisciplinar, 2013. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Reflex%C3%B5es-acerca-do-s%C3%B3cio-interacionismo-no-moodle.pdf - Acesso em: 07 set. 2022.

SOUZA, A. R. B. de; SARTORI, B. A. S.; ROESLER, C. J. Mediação pedagógica na Educação a Distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n.24, p. 327-339, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321284805_MEDIACAO_PEDAGOGICA_NA_EDUCACAO_A_DISTANCIA_entre_enunciados_teoricos_e_praticas_construidas - Acesso em: 07 set. 2022.

VARGAS, C. P. Educação líquida? o método ead e o virtualismo no contexto educacional: um diálogo com Zygmunt Bauman. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 13, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/ index.php/revistainstrumento/ article/view/18709 - Acesso em: 07 set. 2022.

VESCOVI NETO, H.; NOBRE I. A. M. Produção de Material Digital como diferencial no processo de ensino-aprendizagem, 2011 p. 85-100. In: NOBRE, Isaura Alcina M. et al. Informática na Educação: um caminho de possibilidades, Espírito Santo: Editora Ifes, 2011.

YAMAUCHI, C. R. de O. Ensino a distância: a educação como forma de espetáculo. Contemporânea –Revista de Ética e Filosofia Política, v. 2, n. 3, mai./jun. 2022. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php /home/article/view/188 - Acesso em: 07 set. 2022.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Caetano, A. M. P., Achilles , D., & Sabbag, D. (2024). Educação a Distância na Modernidade Líquida: uma Reflexão na Perspectiva Bauniana . EaD Em Foco, 14(2), e2262. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2262