A Concepção de Mediação Pedagógica nos Documentos Legais da Educação Superior a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2227Palavras-chave:
Sistema UAB., Formação de professores, Mediação pedagógica, Educação a distânciaResumo
Considerando a centralidade do processo de mediação pedagógica em contextos de Educação a Distância, esse estudo analisa a concepção de mediação pedagógica que perpassa documentos legais que orientam a formação de professores no âmbito dos cursos superiores a distância, ofertados em convênios com o Sistema Universidade Aberta do Brasil. A metodologia envolveu análise de conteúdo dos seguintes documentos: Lei nº 9.394/1996; Decreto nº 5.622/2005; Decreto nº 5.800/2006; Decreto nº 9.057/2017; Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância. A análise sugere uma concepção de mediação pedagógica online associada ao processo comunicativo proporcionado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação ou ao papel mediador do professor e/ou tutor. Nenhum dos documentos apresentou uma definição que integrasse as variadas dimensões desse processo, as quais também envolvem a mediação promovida pelos próprios alunos, pelos materiais didáticos e pela interface do ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave: Sistema UAB. Formação de professores. Educação a distância. Mediação pedagógica.
Abstract. Considering the centrality of the pedagogical mediation process in Distance Education contexts, this study analyzes the concept of pedagogical mediation that permeates legal documents that guide the training of teachers within the scope of distance higher education courses, offered in agreements with the Open University System of Brazil. The methodology involved content analysis of the following documents: Law nº 9,394/1996; Decree No. 5,622/2005; Decree No. 5,800/2006; Decree No. 9,057/2017; Quality References for Distance Higher Education. The analysis suggests a conception of online pedagogical mediation associated with the communicative process provided by Information and Communication Technologies or the mediating role of the teacher and/or tutor. None of the documents presented a definition that integrated the various dimensions of this process, which also involve mediation promoted by the students themselves, the teaching materials and the interface of the virtual learning environment.
Keywords: UAB System. Teacher training. Distance education. Pedagogical mediation.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e actualizada. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Portugal, Edições 70, LDA, 2016.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996, Seção 1, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm - Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Revogado pelo Decreto nº 9.057, de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm - Acesso em: 11 jan. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 5.800, de 08 de junho de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm - Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância de 2007. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf - Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de maio de 1017 (retificado em 30 de maio de 2017). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm - Acesso em: 11 jan. 2024.
DANIELS, H. Vygotsky em Foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas/SP: Papirus, 2004.
MALLMANN, E. M. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Florianópolis, 2008. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91842 - Acesso em: 10 jan. 2024.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MIRANDA, G. Q. MEC/UAB – Programa Universidade Aberta do Brasil. V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. Universidade Federal de Uberlândia, 06 a 08 dez., 2008.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórco. São Paulo: Scipione, 2005.
PORTAL MEC. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/uab - Acesso em: 10 dez. 2023.
SANTOS, E. Educação online como campo de pesquisa Formação: potencialidades das interfaces digitais. In: SANTOS, E.; ALVES, L. (Orgs.). Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006, p. 123-141.
SCHNITMAN, I. M. A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-line. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.12, p.287-314, mar. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214 - Acesso em: 10 dez. 2023.
SFORNI, M. S. de F. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel da mediação. 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/aprendizagem_desenvolvimento_papel_mediacao.pdf - Acesso em: 10 jan. 2024.
SHECHTMAN, S. Mediação Pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da complexidade e do pensamento ecossistêmico. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
SILVA, M. (Org.). Educação On-line. 2. ed. São Paulo/SP: Loyola, 2006.
VIEIRA, R. S. O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, 2011. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/233 - Acesso em: 21 jan. 2024.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.