Instrumento para Avaliação de User Experience em Serviços de Educação Superior a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2214Palavras-chave:
Experiência do usuário, Educação superior a distância, Design de serviçosResumo
Considerando a expansão de serviços de Educação Superior a Distância (ESaD) e a necessidade de sua avaliação por meio de instrumentos validados, esta pesquisa propõe um instrumento voltado para mensurar a Experiência do Usuário (Ux) em tal contexto. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualiquantitativa, exploratória e descritiva, composta de (I) Etapa teórica (mapeamento de dimensões e fatores de Ux); (II) Definição do instrumento piloto (mapeamento de personas e experiência, definição do construto e do modelo piloto, validação do conteúdo com especialistas (n=8) e usuários (n=12) e (III) Validação (aplicação do instrumento / n=181), análise de fatores e consistência interna). Como resultado, foi proposta a EASE-Ux (Escala de Avaliação de Serviços de Educação a Distância pela Experiência do Usuário), constituída de 31 itens organizados nas dimensões de “Elementos Centrais” (itens relacionados à Estrutura tecnológica do polo, Tutoria, Disciplinas e conteúdo, Material didático e Imagem final) e “Elementos de apoio” (itens relacionados à Comunicação, Processos, Tecnologia, Suporte, Estrutura física do polo e Imagem prévia). As análises de validade e confiabilidade indicaram que o instrumento mensura de forma concisa o construto, podendo fornecer dados voltados para a melhoria do serviço. O estudo também contribui para a literatura de Ux e de serviços, abrindo possibilidades para novas pesquisas relacionadas aos temas.
Palavras-chave: Design de serviços. Educação superior a distância. Experiência do usuário.
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