A Permanência Estudantil em Cursos Superiores a Distância: uma Releitura do Modelo de Rovai a partir de uma Pesquisa Bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2165Palavras-chave:
Educação a distância, Permanência, Educação superiorResumo
A expansão dos cursos superiores a distância é uma realidade crescente no Brasil. Desde o ano de 2020, a modalidade registra um número maior de ingressantes do que os cursos presenciais. Em contraponto, os dados gerais sobre a permanência estudantil em cursos superiores apontam um declínio, alertando sobre a responsabilidade dos gestores e educadores com relação ao aprimoramento dessa modalidade. Diante desse panorama, o presente artigo tem como objetivo principal contribuir na temática da permanência estudantil em cursos superiores a distância ao fazer uma releitura do modelo de Rovai, por meio de uma pesquisa bibliométrica, utilizando a metodologia ProKnow-C, aplicada na Base de Dados Scopus. Como resultado, apresenta-se os fatores mais expressivos para a compreensão da permanência estudantil em cursos superiores a distância, apontados em artigos de relevância internacional, bem como é feita uma releitura do modelo de Rovai, considerando esses novos fatores destacados pela literatura. A releitura contribuirá com demais pesquisadores que se interessam pelo tema e com as Instituições de Ensino Superior que estão na busca de compreender os fatores que podem resultar em melhorias nas taxas de permanência estudantil em cursos de nível superior a distância.
Palavras-chave: Ensino superior. Educação a distância. Permanência estudantil. Bibliometria
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