Avaliação de um Programa de Formação para Produção de Recursos Autoinstrucionais na Educação a Distância

Autores

  • Francenilde Silva de Sousa Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-0681-7620
  • Paola Trindade Garcia Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-9105-4458
  • Deysianne Costa das Chagas Universidade Federal do Maranhão
  • Stephanie Matos Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Regimarina Soares Reis Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1889

Resumo

Este estudo é uma avaliação de um Programa de Formação para Produção de Recursos Autoinstrucionais na Educação a Distância (PRA-EAD), ofertado no formato de cursos abertos online massivos (MOOCs). A avaliação foi realizada por meio da análise da reação e da aprendizagem dos egressos do programa e da discussão, à luz do modelo Kirkpatrick. Foram realizadas inferências descritivas e analíticas, por meio de testes estatísticos não paramétricos (alpha=5%), para análise da caracterização, expectativa e autoavaliação dos egressos e avaliação do programa. Os resultados da análise da reação e da aprendizagem dos egressos indicam que houve bom planejamento pedagógico do PRA-EAD.

Palavras-chave: Educação a distância. Cursos online. Avaliação educacional.

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Biografia do Autor

Francenilde Silva de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Francenilde Silva de Sousa é cirurgiã-dentista e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Paola Trindade Garcia, Universidade Federal do Maranhão

Paola Trindade Garcia é fisioterapeuta, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Deysianne Costa das Chagas, Universidade Federal do Maranhão

Deysianne Costa das Chagas é nutricionista, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Stephanie Matos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Stephanie Matos Silva é psicóloga e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Regimarina Soares Reis, Universidade Federal do Maranhão

Regimarina Soares Reis é enfermeira, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira é cirurgiã-dentista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e doutora em radiologia odontológica.

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Publicado

24-10-2022

Como Citar

Sousa, F. S. de, Garcia, P. T. ., Chagas, D. C. das, Silva, S. M., Reis, R. S., & Oliveira, A. E. F. de. (2022). Avaliação de um Programa de Formação para Produção de Recursos Autoinstrucionais na Educação a Distância. EaD Em Foco, 12(2), e1889. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1889

Edição

Seção

Estudos de Caso