Universidade Corporativa e suas Configurações na Formação Laboral: uma Revisão no Contexto Acadêmico e Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1752Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender configurações da Universidade Corporativa de acordo com artigos publicados em periódicos das áreas de Ensino e Administração. São analisados 16 artigos publicados em periódicos nacionais, no período de 2001 a 2019, com classificação A1, A2, B1, B2 e B3, pelo sistema de classificações de periódicos da CAPES 2013-2016. Decorrente dos procedimentos da Análise de Conteúdo, emergiu-se quatro categorias de análise: 1: Universidade para quê? descrevendo as principais razões que levaram à adoção da configuração da Universidade Corporativa. 2: Quem instrui? indicando quais agentes são responsáveis pela instrução na formação das pessoas envolvidas. 3: Quem aprende? apresentando os meios pelos quais são direcionadas as formações e 4: Quais Métodos e Recursos? discorrendo sobre quais recursos são utilizados para tais formações. Em suma, a pesquisa contribui para a compreensão das configurações já existentes, apontando que não existe modelo ideal. Cada estrutura possui suas forças e fragilidades, que servem como base para a implantação de Universidades Corporativas futuras.
Palavras-chave: Educação corporativa. Universidade corporativa. Ensino. administração. Análise de conteúdo. EaD
Downloads
Referências
ALMEIDA, L.; PARISI, C.; STAMATO, M. Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobras. Revista Educar, Curitiba, n.21, p.99-116, 2003. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2125. Acesso em:08 nov. 2020
BARDIN, L. Análise de Conteúdo Tradução de Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições 70,2016.
BIZELLI, J.L.; DARIDO, M.C. O processo de construção da Unesp Corporativa. Rev. Iberoam. Estud. Educ., Araraquara, v.8, n.2, p.513-528, 2013. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6540. Acesso em:28 nov. 2020.
BRANDíO, R. G. Gestão de pessoas e as universidades corporativas: dois lados da mesma moeda. Rev. Adm. Empres., São Paulo,v. 46 , n. 2,abr./jun. 2006. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902006000200003. Acesso em: 28 nov. 2020.
CARVALHO, R.P.; CRUZ, D.M. Universidade Corporativa: uma nova estratégia para a aprendizagem organizacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE ENGENHARIA – COBENGE, 29., 2001, Porto Alegre. Anais [...].Brasília, DF: Abenge, 2001. p. x-y. Disponível em:
http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/18/trabalhos/IUE012.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020.
CLARO, J.A.C.S.; TORRES, M.O.F. Pedagogia empresarial: A atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. RevistaContrapontos, Itajaí v. 12, n. 2, p. 207-216, maio/ago. 2012. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/viewFile/2214/2245. Acesso em: nov. 2020.
EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004.
EBOLI, M. et al.Educação Corporativa: fundamentos, evolução e
implantação de projetos. São Paulo: Atlas, 2012.
FILIPPIM, E.S.; SILVA,R.M.F.; ROMAN,D.J. Aprendizagem para asustentabilidade: o caso da universidade corporativa caixa. RMS: Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v.8, n. 3, set./dez. 2018. Disponível em:https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408. Acesso em: 28
nov. 2020.
GHEDINE,T.; TESTA, M.G.; FREITAS,H. Educação a distância via internet em grandes empresas brasileiras. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 48, n. 4, out./dez. 2008. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rae/a/j7RBWdf9ph6zfxhWCqSXgBG/?lang=pt. Acesso em: 28 nov. 2020.
GROSSI, M. G. R.; COSTA, J. W. da; SOUZA, C. B. J. Proposta pedagógica no contexto da educação corporativa. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.25, n.2, p.36-55, 2016. Disponível em:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/22792/0. Acesso em: 28 nov. 2020.
ODELIUS,C.; SIQUEIRA JUNIOR, F. Aspectos que influenciam a efetividade de políticas e práticas de TD&E na área de tecnologia da informação de uma instituição financeira. REGE: Revista de Gestão, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 85-100, out./dez. 2008. Disponível em:http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36655. Acesso em 08 nov. 2020.
QUEIROZ, J.; SCORSOLINI-COMIN,F. A percepção de alunos sobre o módulo de capital intelectual e gestão de pessoas em um curso de MBA na modalidade a distância. PG&C: Perspectivas em Gestão &Conhecimento, João Pessoa, v.1,n.1, p.92-105, jan./jun. 2011. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/8991. Acesso em: 08 nov.2020.
REIS, G.; SILVA, L.; EBOLI, M. A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa. REGE: Revista de Gestão, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 403-419, out./dez. 2010. Disponível em https://www.revistas.usp.br/rege/issue/view/3042.Acesso em: 08 nov. 2020.
SCORSOLINI-COMIN,F.S.;ALVES,I.N. Utilização da tecnologia wiki na educação corporativa: contribuições para um debate. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 13, n.2, p. 209-222, dez. 2012.Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-59411. Acesso em: 28 nov. 2020.
AUTOR 01
SILVA, M.W.; BALZAN, N.C. Universidade corporativa: (Pré) tendência do ensino
superior ou ameaça? Revista de Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 233-256, ago. 2007.
SOUZA,E.; ALVES,M.;PIMENTA,M.;CEZARINO,L. Aspectos organizacionais da internacionalização de universidades corporativas brasileiras. Revista Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, v.12, n. 24, jul./dez. 2016. Disponível em:https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/view/6713/pdf . Acesso em:8 nov. 2020.
TARAPANOFF, K. (org.).Educação Corporativa: contribuição para a competitividade. Brasília,DF: Petróleo Brasileiro eCNI/Secretaria de Tecnologia Industrial, 2004.
TEIXEIRA, A. V.; KLUG, D. C. Relações da aprendizagem em programas de treinamento e desenvolvimento por meio de ambientes virtuais. Administração de Empresas em revista, Curitiba, v. 1, n.7, p. 114-129, 2012. Disponível em:http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/471/360. Acesso em: 10 jul. 2021.
TEIXEIRA, G.; STEFANO, S. R.; CAMPOS, E. A. R. de. E-Learning, percepções sobre satisfação no treinamento í distância em instituição financeira: reação versus impacto. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Joaçaba, v. 14, n.1, p. 225-250, 2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/index. Acesso em: 10 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.