Ensino Remoto Fora da Pandemia: Quem Cursaria? Um Estudo de Caso em uma Universidade Comunitária
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1679Resumo
O artigo compara o perfil de alunos que responderam que cursariam uma disciplina remota mesmo fora do contexto da pandemia, com o foco na comparação entre alunos mais jovens (16 a 24 anos) e alunos adultos (25 anos ou mais). A análise considera dois conjuntos de explicações: 1) informações sobre o aluno, como sexo, período em que está matriculado e carga horária de dedicação ao curso e características do curso em que está matriculado e 2) dificuldades que enfrentaram com a implementação do ensino remoto. Os dados são provenientes de uma pesquisa de autoavaliação institucional interna, realizada no primeiro semestre de 2020. A técnica de análise utilizada foi a de análise de correspondência, além da análise descritiva dos dados. Os principais resultados apontam que os alunos mais velhos e interessados em cursar uma disciplina remota estão matriculados nos períodos finais dos cursos e dedicam menor número de horas semanais aos estudos. Quanto às dificuldades, o grupo mais jovem relata, com maior frequência, falta de concentração, enquanto os mais velhos relatam dificuldades de ordem tecnológica. Mas, os alunos que fariam uma disciplina remota não estão associados a nenhuma dificuldade. Os dados apresentados revelam que o perfil do aluno que se interessa pelo ensino remoto mesmo em um contexto fora da pandemia se aproxima daquele que opta pelo ensino à distância, e que a experiência de cada aluno no contexto da pandemia e do regime letivo remoto aponta para uma maior ou menor resistência ao ensino remoto, em um contexto fora da pandemia.
Palavras-chave: Ensino remoto. Pandemia da COVID-19. Perfil discente.
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Referências
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