Ensino Remoto Fora da Pandemia: Quem Cursaria? Um Estudo de Caso em uma Universidade Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1679

Resumo

O artigo compara o perfil de alunos que responderam que cursariam uma disciplina remota mesmo fora do contexto da pandemia, com o foco na comparação entre alunos mais jovens (16 a 24 anos) e alunos adultos (25 anos ou mais). A análise considera dois conjuntos de explicações: 1) informações sobre o aluno, como sexo, período em que está matriculado e carga horária de dedicação ao curso e características do curso em que está matriculado e 2) dificuldades que enfrentaram com a implementação do ensino remoto. Os dados são provenientes de uma pesquisa de autoavaliação institucional interna, realizada no primeiro semestre de 2020. A técnica de análise utilizada foi a de análise de correspondência, além da análise descritiva dos dados. Os principais resultados apontam que os alunos mais velhos e interessados em cursar uma disciplina remota estão matriculados nos períodos finais dos cursos e dedicam menor número de horas semanais aos estudos. Quanto às dificuldades, o grupo mais jovem relata, com maior frequência, falta de concentração, enquanto os mais velhos relatam dificuldades de ordem tecnológica. Mas, os alunos que fariam uma disciplina remota não estão associados a nenhuma dificuldade. Os dados apresentados revelam que o perfil do aluno que se interessa pelo ensino remoto mesmo em um contexto fora da pandemia se aproxima daquele que opta pelo ensino à distância, e que a experiência de cada aluno no contexto da pandemia e do regime letivo remoto aponta para uma maior ou menor resistência ao ensino remoto, em um contexto fora da pandemia.

Palavras-chave: Ensino remoto. Pandemia da COVID-19. Perfil discente.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Tomás, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Demografia pela UFMG (2007) e pela University of California at Berkeley (2008), mestrado em Sociologia (2010) e doutorado em Sociologia e Demografia (2012) pela University of California, Berkeley. Atualmente é Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC MINAS, Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES) e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUC Minas) . Atua nas seguintes áreas: Estratificação Social, Famí­lia, Raça, Formulação e Avaliação de Polí­ticas e Métodos Quantitativos.

Otaviano Francisco Neves, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Estatí­stica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Estatí­stica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é professor da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais.

Liza Fensterseifer, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Psicologia Clí­nica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Psicologia da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Psicologia Clí­nica.

Gabrielle Alves Chagas, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Pesquisadora Independente

Rua Deputado Salim Nacur, 173/103, Santa Amélia, Belo Horizonte, MG, 

Referências

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Publicado

07-06-2022

Como Citar

Tomás, M. C., Neves, O. F., Fensterseifer, L. ., & Chagas, G. A. (2022). Ensino Remoto Fora da Pandemia: Quem Cursaria? Um Estudo de Caso em uma Universidade Comunitária. EaD Em Foco, 12(2), e1679. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1679

Edição

Seção

Estudos de Caso