Curso de Formação de Professores Tutores: um Enfoque em Competências Pedagógicas e Tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1662Resumo
A Educação a Distância (EaD) vem possibilitando transformações significativas nas formas de ensinar e aprender, evidenciando a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do Professor Tutor. Esse profissional normalmente encontra situações que exigem diferentes competências pedagógicas e tecnológicas para que ultrapasse as dificuldades de atuação em EaD. Nesse sentido, a necessidade de formação de professores tutores, com enfoque nas competências pedagógicas e tecnológicas, se faz pulsante nas Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam tal modalidade. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que se buscou apresentar uma proposta aplicada de um curso de formação de professores tutores para EaD, intitulado "EuTutor", objetivando o aprimoramento das competências pedagógicas e tecnológicas, e apresentar as percepções dos envolvidos após a realização do curso. As interações e as atividades propostas no curso de formação, a partir de materiais elaborados, foram analisadas por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. A pesquisa definiu-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como resultado, o tempo proposto para o curso no Schoology (Ambiente Virtual de Aprendizagem), foi adequado, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar reflexões e produções de materiais que indicaram o aprimoramento das competências pedagógicas e tecnológicas dos cursistas, minimizando as dificuldades iniciais levantadas em relação às competências. Considera-se que o curso de formação permitiu direcionar os participantes a reflexões válidas e enriquecedoras, voltadas para uma prática de ensino adequada à modalidade de EaD e às particularidades da função de tutoria.
Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores tutores. Competências pedagógicas e tecnológicas.
Downloads
Referências
ABREU, T. P. O trabalho docente na educação a distância: professor ou tutor?. 2017. 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2017
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEHAR, P. A. et al. (org.). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BEHRENS, M. A. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, p.73-140.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 7 ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
BENINI, E. G.; FERNANDES, M. D. E.; ARAUJO, C. B. Z. M. Educação a distância: configurações, políticas e contradições engendradas no trabalho docente. Política & Sociedade, Santa Catarina, v. 14, n. 29, p.67-97, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2015v14n29p67/29407. Acesso em: 13 fev. 2019.
BORGES, F. V. A.; SOUZA, E. R. Competências essenciais ao trabalho tutorial: estudo bibliográfico. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 1., 2012, São Carlos. Anais [...] São Carlos: UFSCar, 2012.
MACHADO, L. C. Ser Professor Formador de Professores a Distância: perspectivas constitutivas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 51, p.251-270, jan./mar., 2017. Disponível em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/
dialogoeducacional/article/viewFile/2848/2770. Acesso em: 30 jan. 2019.
MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D. R.; MAZZARDO, M. D. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Rio Grande do Sul, v. 11, n. 3, p.1-10, dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/44468/28213. Acesso em: 03 fev. 2019.
MATTAR, J. Guia da Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA,
M. R. G. (org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de;
MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. 2, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp- content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.
MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Apoio de Tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
ROSAS, F. W.; BEHAR, P. A. Competência para o contexto tecnológico-musical educacional: um foco na formação de professores. Revista e-Curriculum, [s.l.] v. 13, n. 1, p. 87-108, 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/13676. Acesso em: 23 mar. 2019.
SOARES JUNIOR, C. P. A tutoria nos cursos de licenciatura a distância: saberes docentes e a formação continuada. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, UEG, Anápolis-GO, 2017.
SOUSA, V. C. de. Formação pedagógica de tutores para o ensino a distância - EaD na Universidade Estadual do Ceará – UECE. 2017. 98 p. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, 2017.
TENÓRIO, A.; ALMEIDA, A. C. C.; TENÓRIO, T. Percepções de Tutores sobre a Influência de Competências Pedagógicas no Ensino-Aprendizagem a Distância. Educa On-line, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p.1-18, dez. 2015. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaon-line&page=
article&op=view&path%5B%5D=771&path%5B%5D=721. Acesso em: 02 ago. 2019.
TENÓRIO, A. et al. Ferramentas da educação a distância: a visão do tutor. EaD em foco, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 48-60, 2014. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.
edu.br/index.php/Revista/article/view/204/49. Acesso em: 05 mar. 2019.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set/dez 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 06 mar. 2019.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.