Processos de Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Remoto Emergencial: Possibilidades de Inovação Pedagógica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1639

Resumo

No mundo, todas pessoas estão presenciando uma nova forma de comportamento social, nesse sentido, as estratégias de trabalho e, principalmente, o trabalho docente foi afetado. Frente a este cenário, a educação, em época de enfrentamento à COVID-19, passa a entender ainda mais a tecnologia como um instrumento de solução, adaptação, mas também de desigualdades. Assim, o ensino remoto veio para substituir as aulas presenciais, enquanto durar a situação de pandemia. Legislações foram modificadas, portarias foram criadas, para que os professores prosseguissem com o ensino. Este trabalho buscou mapear os elementos de inovação nas práticas pedagógicas, executadas por diferentes professoras, durante o período remoto, que se propõem a assegurar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos na área de Biologia. Para operacionalizar este estudo utilizou-se da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados apontam que, na visão dos participantes da pesquisa, o ensino remoto é prejudicial aos processos de ensino e aprendizagem em Biologia, sendo apontados como agravantes fatores espaço-temporais, tecnológicos e socioemocionais. Deste modo, os dados apontam o ensino remoto como uma forma de suprir a necessidade de contato escolar, mas que não proporciona aprendizagens significativas e espaços-tempos de ensino e aprendizagem inovadores, visto que as práticas pedagógicas para o ensino de Biologia não estão promovendo o protagonismo estudantil, tampouco garantindo o direito à aprendizagem dos estudantes.


Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Ensino remoto emergencial. Inovação pedagógica. Teoria fundamentada nos dados.

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Biografia do Autor

Bruno Conrad, Universidade Federal do Pampa

Graduado no curso de Ciências Biológicas Bacharelado e graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Gabriel - Rio Grande do Sul. Também membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico (GRUPI).

Mayra Ceschini, Universidade Federal do Pampa

Mayra da Silva Cutruneo Ceschini é Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Orientação e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP. Atualmente é Professora Substituta da Universidade Federal do Pampa/Campus São Gabriel, atuando no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Também é professora titular da Prefeitura Municipal de São Gabriel-RS, atuando na EMEF Presidente João Goulart. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Tem experiência na área de Educação, Ensino-Aprendizagem, Inovação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Processos de Ensino-Aprendizagem, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Inovação Pedagógica.

Fernando Icaro, Universidade Federal do Pampa

Professor formado em magistério em ní­vel médio
(Curso Normal) no CIEP 179 Professor Claudio Gama/RJ. Discente de graduação no
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do
Pampa/Campus Uruguaiana. Atua desenvolvendo projetos de Ensino e Extensão,
cursos de formação continuada para profissionais da Educação Básica, bem como,
iniciação cientí­fica na área da Bioquí­mica Toxicológica. Atualmente é bolsista CAPES,
PRAEC, PASP, PDA e bolsista do programa Santander Graduação, através da
seleção de graduandos com excelência em rendimento acadêmico no edital nº
273/2020. Atua desde o primeiro semestre da graduação no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ainda bolsista PROEXT, na função de
professor/tutor no Curso de Capacitação na modalidade EaD para profissionais da
Educação Básica - Educação Ambiental: do pensar global ao agir regional, sob
orientação do Pr. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2020, atuando novamente na PROEXT
através da equipe gestora e executora do curso "O Uso do QRCode como ferramenta
para a organização de trilhas urbanas", sob orientação do Pr. Dr. Ailton Jesus Dinardi.
Membro do Grupo de Extensão "Pandemia da Solidariedade", orientado pela Prª Drª
Daniela Müller, auxiliando os idosos da cidade de Uruguaiana-RS em diversos
sentidos, e orientações durante a crise ocasionada pela pandemia do novo
coronaví­rus (Sars-Cov-2). Foi professor/tutor do curso oferecido pela Comissão
Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica - CIFOR/Unipampa
intitulado "Subsí­dios básicos de psicologia da educação para a aprendizagem
significativa'', sob orientação da Prª Drª Raquel Ruppenthal. Atualmente desenvolve o
projeto intitulado "Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para
Professores de Ciências da Natureza" (Edital n° 40/2021), desenvolve tal curso que
tece um projeto de extensão sobre orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. É
bolsista do Núcleo de Desenvolvimento Educacional - NuDE/Unipampa,
desenvolvendo colaboração na assistência social à discentes que se enquadram nos
perfis de ações afirmativas.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Conrad, B. C. ., Ceschini, M. da S. C., & Cunha, F. I. J. . (2022). Processos de Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Remoto Emergencial: Possibilidades de Inovação Pedagógica?. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1639

Edição

Seção

Estudos de Caso