Contribuições para a Gestão de Pessoas em um Centro de Educação a Distância – CEAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1619

Resumo

Temos visto, por meio dos dados do Censo da Educação Superior, o aumento significativo dos cursos a distância e do número de alunos nessa modalidade. Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever como ocorre o processo de gestão de pessoas num Centro de Educação a Distância, considerando a necessidade de organização de uma equipe multidisciplinar. A experiência das autoras como gestores da EAD demonstra que é imprescindível que sejam identificados os inúmeros profissionais necessários para o funcionamento adequado do setor, pensadas algumas estratégias para um trabalho em equipe integrado e que haja suporte na estrutura organizacional através de um sistema informacional que auxilie na logística dos processos. Como considerações finais, ressaltamos a observação a três fatores essenciais que precisam estar alinhados, quais sejam: a escolha do profissional, a valorização do trabalho desenvolvido pela equipe e o desenvolvimento do sistema de produção. Estes são elementos representativos do comportamento organizacional que poderão garantir uma maior eficiência e eficácia no resultado do trabalho.

 

Palavras-chave: Trabalho em equipe. Equipe multidisciplinar. EAD.

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Biografia do Autor

Fabiana da Costa Pereira, Universidade Franciscana

Graduação em Relações Públicas, mestrado e doutorado em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora no Curso de Jornalismo, Coordenadora no Setor de Produção da UFN Virtual, da Universidade Franciscana. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com Atividade EAD.

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Publicado

2022-02-21

Como Citar

Pereira, F. da C., & Lopes, T. de A. M. . (2022). Contribuições para a Gestão de Pessoas em um Centro de Educação a Distância – CEAD. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1619

Edição

Seção

Estudos de Caso

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