Fatores que Influenciam a Satisfação de Discentes com Instituições Educacionais na Modalidade a Distância no Ensino Superior Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1572Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores antecedentes que afetam a qualidade percebida do curso e a posterior satisfação dos alunos com instituições de ensino superior na modalidade a distância. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, com corte transversal e dados quantitativos obtidos por meio de aplicação de questionário eletrônico. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que os construtos de suporte à aprendizagem, risco financeiro e habilidade tecnológica influenciam a qualidade percebida do curso que, por sua vez, impacta positivamente a satisfação com a instituição de ensino pelos discentes. Logo, há contribuição teórica para a área de ensino-aprendizagem. De forma prática, os resultados confirmam caminhos para a ampliação da modalidade EaD, contribuindo para o aprimoramento e a criação de novas tecnologias voltadas ao ensino EaD, assim como de metodologias de ensino, de forma a aumentar sua utilização exponencialmente, a adesão de mais alunos e o processo de melhoria contínua dos resultados.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Educação a distância. Qualidade percebida. Satisfação com instituições de ensino.
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