Professor Criativo: uma Oficina de Divulgação das Tecnologias Digitais para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da oficina Professor Criativo, oferecida na plataforma Moodle da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para professores e licenciandos durante a pandemia de Covid-19. A oficina apresentou algumas possibilidades de construção de materiais didáticos utilizando ferramentas digitais que podem auxiliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho relata também as percepções dos cursistas sobre a oficina, as contribuições que ela trouxe aos participantes e busca também compartilhar os desafios e limitações que os atuais e futuros professores vêm enfrentando no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais. Para isso, foram coletados dados dos fóruns do Moodle, dos formulários e dos trabalhos realizados pelos cursistas, utilizando o método de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a maior parte dos cursistas possuem limitações para usar os recursos tecnológicos digitais. Os participantes também destacaram a necessidade desses recursos estarem contemplados na formação inicial do professor. As motivações que os levaram a participar da oficina são as de aperfeiçoamento profissional e atuação no contexto do ensino remoto. Os cursistas tiveram suas expectativas alcançadas e acreditam que os aprendizados irão auxiliar no ensino remoto como também no presencial. Os trabalhos e as falas dos cursistas demonstram o êxito da oficina. Por fim, evidencia-se a importância e a demanda existente por oficinas como esta para promover a formação continuada dos professores, especialmente agora, frente a esse grande desafio, durante a pandemia do Covid-19.
Palavras-chave: Oficina online. Formação continuada. Tecnologias digitais.
Downloads
Referências
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD Brasil 2014: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BASTOS, G. D. et al O moodle como mediador no processo de formação pedagógica: uma pesquisa-ação sobre a experiência de futuros professores em estágio extracurricular. Renote, Porto Alegre. v. 10, n. 1, jul. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30854/19210. Acesso em: 20 ago. 2020.
BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Jornal da Universidade. Porto Alegre, jul, 2020. https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 14 set. 2020.
DIAS, E; PINTO, F. C. F.. A educação e a covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, set. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545&lng=en&nrm=iso. Acesso em 17 set. 2020.
DIONíZIO, T. P. et al. O uso de tecnologias da informação e comunicação como ferramenta educacional aliada ao ensino de química. EaD em Foco, v. 9, n. 1, dez. 2019. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/809/502. Acesso em: 20 ago. 2020.
FRIZON, V. et al. formação de professores e as tecnologias digitais. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Paraná. Paraná: PUCPR, 2015. p. 10.191-10.205. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, E. da S. G. de et al. Formação docente para o uso das tecnologias digitais: novos saberes do professor. Revista do Seminário Mídias & Educação, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao/article/view/505/435. Acesso em: 21 ago. 2020.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.
ROMANOWSKI, J. P. Professores principiantes no Brasil: questões atuais. In: III Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a La Docencia, 2012, Santiago do Chile.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 14 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.