Proposta para Formação Continuada de Docentes Online

Natalia Xavier Pereira da Costa, Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos

Resumo


Embora seja pautada na distância física entre professor e alunos, a Educação a Distância substitui a lógica bidirecional pela multidirecional e exige a rápida adaptação de discentes e docentes ao uso das tecnologias que a cada dia são incorporadas a essa modalidade. Nesse cenário, faz-se necessário, cada vez mais, um profissional capaz de realizar a mediação entre o aluno e o conhecimento, de forma diferenciada e efetiva: o docente online. O presente artigo apresenta um produto educacional desenvolvido ao longo do curso de mestrado profissional na área de ensino de Ciências. Trata-se de recurso de design instrucional no formato de um mapa de atividades para elaboração futura de um curso de formação em docência online. Valendo-se da abordagem metodológica da pesquisa-ação, dezesseis docentes da Unigranrio evidenciaram elementos que contribuíram para a construção do produto como forma de intervenção para a melhoria do trabalho na EaD. Para a análise dos dados e para a elaboração do produto educacional aqui proposto, utilizou-se a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Foram realizados três encontros com os professores online, a fim de discutir e apresentar propostas para a problemática da formação continuada necessária para o fazer docente do tutor. Por meio do produto aqui desenvolvido foi possível visualizar todos os caminhos que deverão ser perpassados pelo docente online, de maneira que esse profissional possa mediar, acompanhar e avaliar a aprendizagem de forma autônoma. Os resultados demonstraram que há demandas específicas para a atuação do professor na modalidade a distância, e a criação de cursos de formação continuada para docentes online mostrou-se uma estratégia relevante para facilitar a compreensão do trabalho desempenhado por esse profissional.


Palavras-chave: Formação docente. Educação a Distância. Design instrucional.


A Proposal for Continuing Education Course for Online Teachers

Abstract


Although Distance Education is based on the physical distance between teacher and students, it replaces bidirectional with multidirectional logic and it requires rapid adaptation of students and teachers to use the technologies that are incorporated into this modality each day. In this case, it is highly necessary a professional able to mediate student and knowledge, in a differentiated and effective way: the online teacher. This paper presents an educational product developed during the professional master's degree course in Science. This is an Instructional Design resource in the form of an Activity Map for future elaboration of an Online Teaching Training Course. Using the methodological approach of action research, sixteen professors from Unigranrio University showed elements that contributed to develop the product as a form of intervention to improve work in DE. For data analysis and for the elaboration of the educational product proposed here, we have used content analysis from the perspective of Bardin (2011). Three online meetings were held with teachers in order to discuss and present proposals for the subject of continuing education, essential to the tutor's work. Through the product developed it was possible to visualize all the paths that should be followed by the online teacher, so that this professional can mediate, monitor and evaluate learning autonomously. The results showed that there are specific demands for the teacher's performance in distance education and the creation of continuing education courses for online teachers proved to be a relevant strategy to facilitate the understanding of the work performed by this professional.

 

Keywords: Online Teacher Training. Distance Education. Instructional Design.


Palavras-chave


Formação Docente. Educação a Distância. Design Instrucional.

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DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.851



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