Metodologia para Pesquisa sobre Trabalho Docente em Contextos Inovativos de Ensino à Distância à Luz da Psicodinâmica do Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.950

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta metodológica mista para o estudo do trabalho docente no Ensino à Distância (EAD), à luz da Psicodinâmica do Trabalho (PDT). O texto persegue o objetivo de desenvolver um framework metodológico para pesquisas de métodos mistos em Psicodinâmica do Trabalho, tendo em vista o contexto inovativo do trabalho docente na contemporaneidade. A PDT é a lente teórica proposta a partir de suas dimensões de contexto (condições de trabalho, organização do trabalho, relações de trabalho) e dimensões de conteúdo (prazer-sofrimento, carga psíquica, mobilização subjetiva, identidade, estratégias de defesas), consideradas pertinentes para estudo do objeto: trabalho docente no regime de EAD. O artigo apresenta uma proposta de pesquisa de campo baseada na entrevista semi-estruturada, de caráter exploratório, empregando uso de elemento-estímulo, em seu início, e questões de apoio para complementar, com a finalidade de estimular a fala sobre vivências, pensamentos e sentimentos relacionados ao trabalhar do docente no contexto de EAD. Propõe-se que o material coletado das entrevistas seja analisado, como uma narrativa totalizante sobre o objeto, por meio da técnica de Análise dos Núcleos de Sentido (ANS), própria à análise qualitativa em PDT. O texto completa a proposta metodológica com a indicação de coleta de dados quantitativos, com a aplicação de duas escalas pertencentes ao Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA): Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e a de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST).

Palavras-chave: Metodologia. Trabalho docente. Psicodinâmica do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. A.
BATISTA-DOS-SANTOS, A. C.
ALENCAR, A. V. C.
TELES, P. A. S.
METODOLOGIA PARA PESQUISAS SOBRE TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTOS INOVATIVOS DE ENSINO À DISTÂNCIA À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO
Programa de Pós Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará
Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Itaperi, Fortaleza - CE
(85) 997920084
email: andressa.aguiar@aluno.uece.br

Downloads

Publicado

05-08-2020

Como Citar

Andressa Aguiar Araújo, Ana Cristina Batista dos Santos, Arthur Ví­tor Cruz Alencar, & Paloma Alves Saraiva Teles. (2020). Metodologia para Pesquisa sobre Trabalho Docente em Contextos Inovativos de Ensino à Distância à Luz da Psicodinâmica do Trabalho. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.950

Edição

Seção

Artigos Originais