O Lugar da Pesquisa na Formação Docente no Ensino à Distância no Curso de Licenciatura em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.945Resumo
O presente estudo tem como o objetivo central apontar o lugar da pesquisa ao longo da formação docente no ensino à distância, desenvolvendo o estudante em sua graduação, não somente para ministrar aulas de sua ciência em específico, mas também para que este discente veja na pesquisa uma forma de gerar conhecimento. Os caminhos metodológicos dessa pesquisa percorreram três etapas. A primeira consiste na pesquisa bibliográfica para subsidiar a compreensão do sentido de professor-pesquisador. Como segunda etapa, foi realizada uma análise no currículo do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ, na modalidade EaD, no qual observa-se como esse currículo tem dado lugar a pesquisa formação do professor de Geografia. A terceira e última, está calcada no acompanhamento de 10 discentes, a partir de 2013 e o resultado de suas pesquisas que culminaram em monografias defendidas até o ano de 2019, de maneira que, corrobore com a formação docente obtida na graduação EaD. Como resultado, pode-se constatar o crescimento acadêmico desses 10 discente desde o ingresso dos mesmos no curso de graduação, de maneira o currículo analisado, ao ofertar uma disciplina todo período voltado para uma prática científica deste futuro professor de Geografia no magistério, que estará amarrando inclusive a disciplina anterior a monografia, fez diferença para o desenvolvimento desse professor-pesquisador, somado a fase de orientação para seus respectivos trabalhos de conclusão de curso. Por fim, todos os estudantes em suas monografias, mostraram-se pesquisadores buscando desenvolver temas voltados para a sua prática pedagógica, o que significa que essa pesquisa visa a sua atuação no magistério, reforçando a ideia que esse docente não tem apenas que reproduzir conteúdo, mas usar a sala de aula para gerar conhecimento de forma dialógica com seus educandos.
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Formação docente. Graduação à distância
Downloads
Referências
ALVES, N. G. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curri-
culares. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019
ALVES, N.; e GARCIA, R. (orgs). O sentido da escola. Rio de Janeiro. DP&A, 1999.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRINHOSA, M. A função social e pública da educação na sociedade contemporânea. In: LOMBARDI,
José C. (org) Globalização, pós-modernidade e Educação-história, filosofia e temas transversais. Cam-
pinas, Autores Associados, 2002.
FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2a ed. São Paulo: UNESP, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GEOGRAFIA UERJ EAD. Ementa das Disciplinas do Curso de Licenciatura em Geografia UERJ. CECIERJ,
Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/wp-content/uploads/2019/09/Emen-
tas-das-disciplinas-Geografia-UERJ.pdf. Acesso em: 20 de nov. de 2019.
HALL, S. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: Identidade cultural na Pós-Modernidade. Trad.
Portuguesa. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Atlas, 1989.
KRAMER, S. O Papel Social da Pré-Escola. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v.
, p. 77-81, 1986.
LEWIS, M. Modelos tradicionais de mudança. In: Alterando o destino - porque o passado não prediz o
futuro. Tradução Portuguesa. São Paulo, Moderna/UNICAMP, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Por uma pedagogia crítica que ajude na formação de sujeitos pensantes e críticos. In: LINHARES, Célia et al. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande, UFMT, 2002.
MANCEBO, D. Contemporaneidade e efeitos da subjetivação. In: Psicologia e compromisso social. São
Paulo. Cortez, 2003
MIZUCAMI, M. G. Abordagem tradicional. In: Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E.P.U.,1986.
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski
no Brasil. Repercussões no campo educacional. UNB: Brasília, 2010.
SANTOS, B. S. Conhecimento Prudente para uma Vida Decente. São Paulo: Cortez, 2004.
SENNA, L. A. G. Notas de aula proferidas no curso de Doutorado nas disciplinas Seminário de Conso-
lidação, Metaforização, 2003.
VALLE, L. Sob o modo de criação: a escola pública imaginária. In: A escola imaginária. Rio de Janeiro,
DP&a, 1987.
VIGOTSKI, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Linguagem, desenvolvimento e
aprendizagem. Vigostky, L. Luria, A. Leontiev, A.N. 11a. Edição. São Paulo: ícone, 2010.
YUS, R. H. (org) "Educação Integral e valores da não – violência".In: Revista Pátio, 21/ Maio/Julho, 2002.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta: FIOENTINI, D. e PEREIRA, E.M. de A.(orgs)Cartografias do trabalho docente: Professor(a)pesquisador(a). Campinas: ALB/Mercado de Letras, PP.207-236 (Coleção Leituras do Brasil).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.