As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.419

Resumo

O nosso trabalho pretende descrever o processo de desenho e implementação de objetos de aprendizagem orientados para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, numa escola superior do ensino politécnico português. Com a apresentação de um caso prático, demonstramos a utilização de um objeto de aprendizagem elaborado no âmbito de uma unidade curricular de Informática e Sistemas de Informação de um curso de licenciatura na área da Saúde, cuja metodologia de implementação se baseou na Problem Based Learning. Enquadrados num modelo de ensino-aprendizagem sustentado na participação ativa dos estudantes e orientado para a resolução de problemas por meio das TIC, o recurso ao método dos 3E permitiu o desenvolvimento de objetos de aprendizagem diversificados e consonantes com o processamento diferencial de informação dos estudantes, garantindo os resultados de aprendizagem definidos.


Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação, Metodologias de ensino, Objetos de aprendizagem, Ensino superior.
?

The Information and Communication Technologies and the Development of Problem Based Learning Strategies on Higher Education in the Health Area

Abstract
Our work aims to describe the process of design and implementation of Learning Objects to develop strategies for solving problems in a higher education Portuguese institution. We demonstrate a case study prepared under a "Computer and Information Systems" curricular unit of a health course, whose implementation methodology relied in Problem Based Learning. Framed in a model of teaching and learning supported the active participation of students and oriented towards problem solving through ICT, the use of the method of 3E allowed the development of Learning Objects and in line with the students' different information processes, ensuring the settled outcomes.

Keywords: Information and communication technology, Teaching methodology, Learning objects, Higher education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Monteiro

Investigadora da RECI (Research in Education and Commnunity Intervention), Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, Instituto Piaget. Alameda Jean Piaget, 4405-678 Gulpilhares - Vila Nova de Gaia: Portugal.

Rita Manuela Barros, Instituto Piaget

Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. Mestre e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto. Possui Diploma de Estudos Avançados em Desenvolvimento Pessoal e Intervenção Social pela Universidade de Valência. Desenvolve atividade profissional como Professora Coordenadora no Instituto Piaget, sendo Diretora-adjunta da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Campus Académico de Vila Nova de Gaia. Membro integrado da RECI (Research in Education and Community Intervention): Unidade de Investigação do Instituto Piaget. Colaboradora da CINTESIS/UNIFAI - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com experiência profissional em contexto hospitalar e em clí­nica privada.

Referências

Almeida, A. C. (2012). Treino mediatizado de competências de resolução de problemas (em plataformas digitais). In Educação online: Pedagogia e Aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: DeFacto Editores.

Audino, D. & Nascimento, R. (2010). Objetos de aprendizagem - diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada í educação. Revista Contemporânea de Educação, 10(5), 128-148.

Barros, R. & Sousa, C. (2015). Estratégias de resolução de problemas em estudantes do Ensino Superior. Ciências & Cognição, v. 20, n. 1, p. 123-132.

Boud, D. & Feletti, G. (1997). The challenge of problem-based learning. London: Kogan Page.

Clark, D. (2000). Instructional System Design. Disponí­vel em http://www.nwlink.com/ ~donclark/hrd/sat.html

Direcção-Geral do Ensino Superior (s/d). Descritores Dublin. Acesso em 22 de abril de 2014. Disponí­vel em http://www.dges.mctes.pt/ DGES/pt/Estudantes/Processo+de+Bolonha/Objectivos/Descritores+Dublin

Instituto Universitario de Posgrado (s/d). Metodo de las 3E. Acesso em 3 de setembro de 2013. Disponí­vel em http://www.iup.es/esl/sistema-iup/entornovirtual-de-aprendizaje

Lencastre, J.A.; Moreira, L.; Monteiro, A.; Silva, A.; Cardoso, N. & Machado, P. (2011). Aprendizagem baseada em problemas e objetos de aprendizagem. In Libro de Actas do XI Congresso Internacional Galego-Português e Psicopedagoxí­a. A Coruña: Universidade da Coruña.

Savin-Baden, M. (2007). A practical guide to problem-based learning on-line. London, NY: Routledge.

Scheiter, K., Gerjets, P. (2003). Sequence Effects in Solving Knowledge-Rich Problems: The Ambiguous Role of Surface Similarities. 25th Annual Conference of the Cognitive Science Society. Boston: United States.

Sternberg, R. (2009). Cognitive Psychology (5th edition). Belmont: Wadsworth.

Sternberg, R. & Grigorenko, E. (2000). Teaching for successful intelligence. Arlington Heights, IL: Skylight.

Torrão, S. (2008). Produção de objetos de aprendizagem para e-learning. In Ana Dias & Maria João Gomes (coords.), E-conteúdos para e-formadores. Guimarães: Tecminho, 72-89.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Como Citar

Monteiro, A., & Barros, R. M. (2016). As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.419

Edição

Seção

Estudos de Caso