Softwares Educativos para Aplicativos Móveis que Produzem Conteúdo sobre Conceitos da Saúde Penitenciária: uma Prospecção Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2575Palavras-chave:
Serviços de saúde no sistema penitenciário, Tecnologia de saúde digital, Tecnologia em enfermagem, Educação onlineResumo
Neste artigo, objetiva-se procurar por softwares educativos acessíveis que promovam a difusão de pesquisas baseadas na evidência que aprimorem conceitos e conhecimentos em saúde de enfermeiros(as) atuantes no sistema penitenciário. Esta pesquisa constituiu uma prospecção tecnológica empregando uma metodologia qualitativa-descritiva, executada por meio da aquisição de dados provenientes dos mercados digitais Apple Store e Google Play. A estratégia de busca incorporou os termos “tecnologia de enfermagem”, “saúde prisional”, “prisões”, “saúde digital”, e “educação virtual”. A coleta de dados foi realizada utilizando smartphones equipados com sistemas operacionais Android e iOS. Um total de vinte e oito aplicativos encontrados no mercado digital do Google Play foram selecionados para análise; esses aplicativos foram projetados para profissionais e estudantes de saúde, categorizados em aplicativos educacionais, aplicativos de assistência médica, aplicativos classificados como livros e referências para estudos acadêmicos e aplicativos complementares que utilizam jogos como abordagem pedagógica. Por fim, observa-se que o setor de enfermagem brasileiro carece de aplicativos móveis destinados a aprimorar a qualificação dos enfermeiros no ambiente correcional, criando oportunidades para o avanço da pesquisa de desenvolvimento tecnológico.
Palavras-chave: Serviços de saúde no sistema penitenciário. Educação online. Tecnologia de saúde digital. Tecnologia em enfermagem.
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