Inteligência Artificial Generativa e Multiletramentos: Mudanças no Ensino e na Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2484

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino, Inteligência artificial generativa

Resumo

Este artigo apresenta resultados de revisão sistemática de literatura sobre as mudanças conceituais no campo de estudos dos novos letramentos em razão da recente popularização da Inteligência Artificial Generativa. Foram coletados centenas de artigos em quatro bases de dados de literatura científica utilizando-se strings de palavras-chave nas buscas. Foram selecionadas dezenas de artigos relevantes em tópicos preponderantes que se referem aos aspectos pedagógicos dos novos letramentos hoje, às implicações e mudanças para o ensino e a outras revisões sistemáticas. Os resultados indicaram que os pesquisadores buscam realizar estudos para oferecer uma melhor compreensão dos impactos da IA Generativa na educação, de forma mais geral, e nos aspectos pedagógicos, de formação docente e de aprendizagem dos estudantes de forma mais específica. 

 

Palavras-chave: Inteligência artificial generativa. Multiletramentos. Pedagogia. Ensino. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Victor Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Letras pelas Universidade Federal do Ceará.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BELSHAW, D.; O’BYRNE, I.; SALMON, T. UNESCO call for contributions: definition of algorithm

literacy and data literacy. Position Paper, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386596 Acesso em: 10 abr. 2025.

CAZDEN, C. et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15544800903076044 Acesso em: 22 out. 2024.

FARRELLY, T.; BAKER, N. Generative artificial intelligence: implications and considerations for higher education practice. Education Sciences, v. 13, n. 11, p. 1109, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci13111109 Acesso em: 22 out. 2024.

GAYED, J. M. et al. Exploring an AI-based writing assistant's impact on english language learners. Computers and Education: Artificial Intelligence, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100055 Acesso em: 22 out. 2024.

KASPERSEN, M. et al. High school students exploring machine learning and its societal implications: opportunities and challenges. International Journal of Child-Computer Interaction, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2022.100539 Acesso em: 22 out. 2024.

KOHNKE, L.; ZOU, D.; MOORHOUSE, B. L. ChatGPT for language teaching and learning. RELC Journal, v. 54, n. 2, p. 537-550, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00336882231162868 Acesso em: 10 abr. 2024.

LAUPICHLER, M. et al. Artificial intelligence literacy in higher and adult education: a scoping literature review. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, p. 100101, 2022. ISSN 2666-920X. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100101 Acesso em: 22 out. 2024.

LEE, S. J.; KWON, K. A systematic review of AI education in K-12 classrooms from 2018 to 2023: topics, strategies, and learning outcomes. Computers and Education: Artificial Intelligence, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2024.100211 Acesso em: 22 out. 2024.

LONG, D.; MAGERKO, B. What is AI literacy? Competencies and design considerations. In: WHAT IS AI LITERACY?, 2020, Honolulu HI USA Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Honolulu HI USA: ACM, 2020, p. 1–16. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3313831.3376727 Acesso em: 9 abr. 2025

MILLS, K. A. A review of the ‘digital turn’ in the new literacy studies. Review of Educational Research, v. 80, n. 2, p. 246-271, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0034654310364401 Acesso em: 22 out. 2024.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

Junqueira, E., & Oliveira, C. V. (2025). Inteligência Artificial Generativa e Multiletramentos: Mudanças no Ensino e na Aprendizagem. EaD Em Foco, 15(1), e2484. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2484

Edição

Seção

Revisões