Formação Continuada de Professores em Educação Especial a Distância: um Estudo sobre a Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do ABC
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2477Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Práticas pedagógicas, Universidade Aberta do Brasil, Formação docente, EspecializaçãoResumo
A presente pesquisa investigou as contribuições do curso de especialização em Educação Especial e Inclusiva da Universidade Federal do ABC (UFABC), oferecido na modalidade a distância, para a formação continuada de professores. O estudo parte da problemática relacionada à insuficiência da formação inicial e continuada de professores para atender às demandas da Educação Especial, especialmente no que se refere à aplicação prática dos conhecimentos em sala de aula. O objetivo foi identificar boas práticas e estratégias de ensino que favorecem a efetiva implementação das políticas de inclusão. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, com coleta de dados realizada em duas etapas: uma atividade presencial com pergunta aberta e um questionário online, abrangendo aspectos sociodemográficos e percepções sobre o curso. Participaram 86 acadêmicos da turma 2023-2025, distribuídos em quatro polos do estado de São Paulo. Os dados foram analisados com o software Iramuteq, permitindo a identificação de padrões e categorias por meio por meio de diferentes técnicas de análise textual: análises de similitude, nuvem de palavras e classificação hierárquica descendente (CHD). Os resultados indicam que o curso contribuiu para a qualificação da prática pedagógica, promovendo o uso de estratégias inclusivas contextualizadas à realidade escolar. Entretanto, foram relatados desafios como a adaptação tecnológica e a conciliação das exigências do curso com a rotina profissional. O estudo reforça a importância de políticas públicas que garantam o acesso à formação continuada, visando à consolidação de práticas educacionais inclusivas no Brasil.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Universidade Aberta do Brasil. Formação docente. Educação inclusiva. Especialização.
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Referências
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