O Uso da Monitoria Digital no Ensino Superior como Ferramenta de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2364Palavras-chave:
Educação online., Acessibilidade, inovaçãoResumo
A monitoria acadêmica tem sido uma grande aliada no âmbito educacional, visto que proporciona um espaço ativo para retirada de dúvidas e discussões mais aprofundadas acerca do conteúdo e assim, acarreta uma melhora na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Porém, por conta da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, houve a suspensão das aulas presenciais e o subsequente retorno das aulas na modalidade online por meio da Portaria MEC nº 345, de 19 de março de 2020. Desta forma, a comunidade acadêmica necessitou implementar adaptações no processo de ensino-aprendizagem, como o uso de plataformas digitais síncronas e assíncronas, visando dar prosseguimento às atividades de ensino e pesquisa. Neste contexto, atividades também precisaram passar por um processo de adequação, surgindo assim a Monitoria Digital. Neste sentido, o presente trabalho é um relato de experiência que analisa a vivência, durante o período remoto de ensino, do Programa Institucional de Monitoria Digital em Biologia em uma Universidade. A monitoria foi ofertada de forma aberta para alunos de diferentes cursos e localidades. A comunicação ocorreu por meio dos aplicativos WhatsApp, Instagram, Google Meet e e-mail institucional, nos quais também foram realizados atendimentos, compartilhamento de arquivos e transmissão de comunicados. Por fim, foi empregado formulário online pelo Google Forms para os participantes a fim de levantar dados sobre os resultados da monitoria. As mídias digitais são ferramentas que auxiliam na ampliação de metodologias didáticas mais próximas das características da sociedade atual, o que proporciona a preparação de abordagens pedagógicas mais eficientes.
Palavras-chave: Educação online. Acessibilidade. Inovação.
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