Atitudes sobre Treinamento à Distância: Consistência da E-ATAD e Análise de Comportamentos Receptivos, Favoráveis e de Resistência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2304Palavras-chave:
E-ATAD, Treinamento, EaD, Estrutura fatorialResumo
O artigo visa analisar a consistência interna da Escala de Atitudes Sobre Treinamento à Distância (E-ATAD) e os comportamentos receptivos, favoráveis e de resistência a esta modalidade tendo como participantes estudantes universitários de uma Instituição do Ensino Superior de Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma coleta de dados por meio da aplicação E-ATAD, validada por Pompeu et al. (2015), contabilizando 120 participantes. As análises foram feitas com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados revelam uma estrutura unifatorial para a escala de medida com índices psicométricos superiores aos obtidos no estudo de validação utilizado com referência. A maioria dos participantes (52,5%) possui atitude medianamente favorável aos treinamentos à distância, podendo percebê-los como positivos ou benéficos, enquanto 18,3% apresentam resistência a esta modalidade e 29,2% uma atitude receptiva. Essas atitudes podem ser justificadas por alguns fatores como a falta de domínio, ou até mesmo aptidão às ferramentas e uso das tecnologias, falta de interação direta entre os envolvidos, e, no caso de alguns cursos, a falta de desenvolvimento de habilidades práticas. Para a parcela de participantes que possuem uma atitude receptiva aos treinamentos à distância, subentende-se que esses detêm maior facilidade com as tecnologias e entendimento acerca dos benefícios que essa modalidade possibilita.
Palavras-chave: E-ATAD. Treinamento. EaD. Estrutura fatorial.
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