Persistência na Educação a Distância de Cursos de Graduação: uma Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2221

Palavras-chave:

Persistência, educação a distância, evasão

Resumo

Esta revisão de escopo busca identificar os fatores que influenciam a persistência de estudantes em cursos de graduação a distância fora do Brasil, a partir do Modelo Composto de Persistência de Rovai. Persistência é entendida como as ações realizadas pelos alunos para superar dificuldades e concluir o curso. A revisão de literatura inicial ocorreu no Portal de Periódicos CAPES e em revistas de educação a distância, de 1975 a 2018. A revisão de escopo seguiu a declaração PRISMA entre 2010 e 2021, incluindo registros da SCOPUS, resultando na seleção de 32 artigos. As variáveis foram organizadas em quatro dimensões: perfil sociodemográfico; atributos individuais e do ambiente ao longo do curso; interação e participação no ambiente virtual de aprendizagem; e fatores institucionais. A partir dessas dimensões, elaborou-se um modelo analítico para compreender a persistência em cursos de graduação a distância mediados pela internet.

 

Palavras-chave: Persistência. Educação a distância. Ensino superior. Revisão de escopo. 

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Biografia do Autor

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação de docentes e tutores para a EaD, produção de objetos de aprendizagem e suas vinculações com a cognição e os processos de subjetivação.

Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS (2003); Mestre em Ciência da Computação pelo PGGCC/PUCRS (1996); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS, 1987) e em Informática na Educação (PUCRS, 1992) e Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978).

Foi Secretária de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) na gestão da Reitoria 2012-2016 e Vice-Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) entre 2010 e 2012, núcleo de produção de recursos educacionais digitais da SEAD/UFRGS. Representante institucional da UFRGS na Associação Universidade em Rede (UniRede), representante da Região Sul no Conselho de Coordenação Política da Unirede (gestão 2022/2024).

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Publicado

28-11-2025

Como Citar

Carneiro, M. L. F., Pilger, D., & Rocha, M. B. (2025). Persistência na Educação a Distância de Cursos de Graduação: uma Revisão de Escopo. EaD Em Foco, 15(1), e2221. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2221

Edição

Seção

Revisões