Persistência na Educação a Distância de Cursos de Graduação: uma Revisão de Escopo
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2221Palavras-chave:
Persistência, educação a distância, evasãoResumo
Esta revisão de escopo busca identificar os fatores que influenciam a persistência de estudantes em cursos de graduação a distância fora do Brasil, a partir do Modelo Composto de Persistência de Rovai. Persistência é entendida como as ações realizadas pelos alunos para superar dificuldades e concluir o curso. A revisão de literatura inicial ocorreu no Portal de Periódicos CAPES e em revistas de educação a distância, de 1975 a 2018. A revisão de escopo seguiu a declaração PRISMA entre 2010 e 2021, incluindo registros da SCOPUS, resultando na seleção de 32 artigos. As variáveis foram organizadas em quatro dimensões: perfil sociodemográfico; atributos individuais e do ambiente ao longo do curso; interação e participação no ambiente virtual de aprendizagem; e fatores institucionais. A partir dessas dimensões, elaborou-se um modelo analítico para compreender a persistência em cursos de graduação a distância mediados pela internet.
Palavras-chave: Persistência. Educação a distância. Ensino superior. Revisão de escopo.
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