"˜Panapaná': a Metamorfose de uma Pesquisa com os Cotidianos da Educação Museal na/com a Cibercultura

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1894

Resumo

Este artigo tem como objetivo narrar e discutir uma experiência vivenciada no/com o Instagram e seus praticantes durante nossa pesquisa de Doutorado que buscou compreender a Educação Museal na/com a cibercultura. A experiência aqui narrada dialoga com as bases teórico-metodológicas da pesquisa com os cotidianos e da ciberpesquisa-formação. Narrativas e imagens de usuários publicadas abertamente no Instagram se configuraram como nossos personagens conceituais que nos ajudaram a compreender as operações de usuários e as múltiplas tessituras de "˜conhecimentossignificações', de expressões e manifestações das experimentações, significações e vivências dos praticantes culturais nos/com o museu, modificando consideravelmente os modos de "˜fazerpensar' nossa pesquisa e atuação como educadora museal em formação nas com as redes sociais digitais da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN).

Palavras-chave: Ciberpesquisa-formação. Educação museal. Educação Museal Online. Museu Nacional. Panapaná.

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Biografia do Autor

Frieda Maria Marti, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Coordenação de Educação e Popularização da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)

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Publicado

08-09-2022

Como Citar

Marti, F. M. (2022). "˜Panapaná’: a Metamorfose de uma Pesquisa com os Cotidianos da Educação Museal na/com a Cibercultura . EaD Em Foco, 12(3), e1894. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1894