Avaliação da Percepção dos Alunos e Professores do Curso de Odontologia de uma Universidade Privada sobre o Ensino Remoto em Tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1751Resumo
Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou uma "Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional" ao final do ano de 2019. Devido à Covid-19 estratégias preventivas e limitantes precisaram ser aderidas, como o isolamento e distanciamento social. Este novo problema de saúde pública global que afetou diversas áreas, dentre elas a educação. Diante o exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos professores e alunos do curso de Odontologia de uma universidade privada sobre o ensino em regime remoto. Metodologia: Dois questionários distintos foram disponibilizados para professores e alunos. Os dados foram tabulados e uma análise descritiva foi realizada perante a percepção sobre ensino remoto. Resultados: Cento e quatro alunos e 26 professores responderam os questionários. 76% dos alunos e 100% dos professores responderam que concordavam com o método remoto em época de pandemia. Entretanto, 74% dos alunos e 61,5% dos professores discordam com a implementação de um modelo de ensino híbrido no futuro. 74% dos alunos relataram dificuldade de foco durante aulas remotas, apesar de 74% dos alunos terem considerado o desempenho dos professores como bom ou excelente. 56,7% dos professores e 60,6% dos alunos concordaram com a melhoria do aprendizado com a utilização de ferramentas como o Google Forms® e Kahoot®. Conclusão: alunos e professores se sentiram seguros com o regime de ensino remoto durante a pandemia. Contudo, estima-se que após o período pandêmico, o ensino presencial seja novamente encorajado.
Palavras-chave: Ensino à distância. Ensino remoto. Técnicas alternativas de aprendizagem.
Downloads
Referências
ATHER, A. et al. Coronavirus Disease 10 (COVID-19): Implications for Clinical Dental Care. Journal of Endodontics, v. 46, n. 5, p. 584-595, 2020. https://doi.org/10.1016/j.joen.2020.04.008
BELLINI, M. I. et al. COVID-19 and education: restructuring after the pandemic. Transplant International, v. 34, n. 2, p. 220-223, 2020. https://doi.org/10.1111/tri.13788
BENNARDO, F. et al. COVID-19 is a challenge for dental education – A commentary. European Journal of Dental Education, v. 24, n. 4, p. 822-824, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12555
BRAMMER, S.; CLARK, T. COVID-19 and Management Education: Reflections on Challenges, Opportunities, and Potential Futures. British Journal of Management, v. 31, n. 3, p. 453-456, 2020. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12425
ÇELIK, O. E.; CANSEVER, I. H. Evaluation of the effects of the COVID-19 pandemic on dentistry. Clinical and Experimental Dental Research, v. 7, n. 6, p. 1– 8, 2021. https://doi.org/10.1002/cre2.466
DAR-ODEH, N. et al. COVID-19: Present and future challenges for dental practice. International Journal of Environmental Studies, v. 17, n. 9, p. 3151, 2020. https://doi.org/10.3390/ijerph17093151
IGLESIAS-PRADAS, S. et al. Emergency remote teaching and students"™ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study. Computers in Human Behavior, v. 119, p. 106713, 2021. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106713
INOUE, N. et al. The impact of COVID-19 pandemic on student performance and self-evaluation in preclinical operative dentistry. European Journal of Dental Education, 2021. https://doi.org/10.1111/eje.12713
JUM"™AH. A. A. et al. Perception of health and educational risks amongst dental students and educators in the era of COVID-19. European Journal of Dental Education, v. 25, n. 3, p. 506-515, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12626
PRIETO, D. et al. Academics and students experiences in a chilean dental school during the COVID-19 pandemic: A qualitative study. European Journal of Dental Education, v. 25, n. 4, p. 689-697, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12647.
Silva, P. G. B. et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. European Journal of Dental Education, v. 25, n. 1, p. 124-134, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12583
SMITH, E.; BOSCAK, A. A virtual emergency: learning lessons from remote medical student education during the COVID-19 pandemic. Emergency Radiology, v. 28, p. 445-452, 2021. https://doi.org/10.1007/s10140-020-01874-2
VARVARA, G. et al. Dental education challenges during the covid-19 pandemic period in Italy: Undergraduate student feedback, future perspectives, and the needs of teaching strategies for professional development. Healthcare, v. 9, n. 4, p. 454, 2021. https://doi.org/10.3390/healthcare9040454
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.