A Ótica de Futuros Professores de Matemática no Contexto da Educação a Distância sobre Modelagem Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1539

Resumo

O texto evidencia compreensões sobre a Modelagem manifestadas por futuros professores de Matemática. A pesquisa se sustentou na seguinte interrogação: "O que expressam futuros professores de Matemática sobre a Modelagem, após uma experiência vivida com ela na EaD?". Foi desenvolvida uma experiência com futuros professores um curso de Licenciatura em Matemática e, metodologicamente, esse estudo de natureza qualitativa, descritivo e reflexivo, nos convida a refletir sobre compreensões sobre Modelagem favorecidas pela prática com ela, na Educação a Distância (EaD). Como alguns dos resultados, evidenciou-se que a dinâmica de formação com Modelagem foi considerada imersiva, contribuindo para a elaboração de saberes didático-profissionais. As reflexões "na prática" sobre "o que é" e "como" fazer Modelagem, além de revelar sobre a dinâmica se articula às compreensões manifestadas sobre (prática com) Modelagem, quando emergiram compreensões de natureza epistemológica e pedagógica. Em linhas gerais, a pesquisa indicou não apenas ações para o desenvolvimento de práticas com Modelagem na EaD, como também configuram objeto de reflexão sobre as experiências que ocorrem nesse contexto, apontando a prática com Modelagem distinta das experiências vividas. Essa emergência sugere mudanças de paradigmas sobre a prática na EaD, intencionando mudanças nas concepções dos formandos sobre o que é ensinar e aprender Matemática.

Palavras-chave: Educação matemática. Ensino de matemática. Formação docente.

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Biografia do Autor

Wellington Oliveira, Universidade Cesumar

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente no curso de Licenciatura em Matemática no Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Universidade Cesumar (UNICESUMAR). 

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Publicado

19-10-2021

Como Citar

Oliveira, W. (2021). A Ótica de Futuros Professores de Matemática no Contexto da Educação a Distância sobre Modelagem Matemática. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1539

Edição

Seção

Artigos Originais