Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1420

Resumo

A interação entre educador e educando é cada vez mais buscada nos processos de ensino e aprendizagem e as metodologias ativas possibilitam este envolvimento. As características essenciais da Educação a Distância favorecem a adoção de metodologias que promovem a atitude ativa na aprendizagem. Neste trabalho, pretendeu-se a analisar o potencial da intervenção da aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em um curso na modalidade a distância, implementada a partir de contextos problemáticos do quotidiano dos cursistas e com o recurso das TDIC, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Adotou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada e, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a intervenção pedagógica, entrelaçadas a pesquisa de campo e a observação participante. Os resultados apontam que a metodologia ABRP favoreceu o engajamento, a interação e a aprendizagem dos alunos, bem como a condição do cursista em criar processos de construção de conhecimento, de modo reflexivo e colaborativo.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Educação a distância. Aprendizagem baseada na resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Sousa Almeida, Instituto Federal de Educação do Espí­rito Santo

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem da Uenf. Mestre em Administração. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Especialista em Estudos Avançados da Comunicação. Graduada em Direito e em Comunicação Social - Jornalismo. Advogada e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Espí­rito Santo.

Marize Lyra Silva Passos

Doutora em Engenharia de Produção e Doutora em Educação. Mestre e Especialista em Informática, Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas. Professora Titular e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espí­rito Santo (Ifes). Professora permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Pesquisadora dos grupo de pesquisa Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ANDERSON, T., DRON, J., MATTAR, J. (Trad.). Três gerações de Pedagogia de Educação da Distância. Revista EaD Em Foco, p. 119-134. 2012.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luí­s Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70. 2011.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. (Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, p. 104. 2016.

CALIMAN, G. A avaliação de programas socioeducativos. In: SIVERES, Luis (Org.). A avaliação na educação superior. Brasí­lia: Universa, 2009, p. 121-154.

CAMAS, N. P. V.; BRITO, G. S. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educação, v.17, n. 52, p.311-336, 2016.

COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico í s práticas uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e educação. Porto Alegre: Artmed, 2010. Cap. 3. p. 66-93.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princí­pios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

GATTI, B. A.. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currí­culos. Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.

Publicado

02-06-2021

Como Citar

Almeida, R. de S. ., & Passos, M. L. S. (2021). Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1420

Edição

Seção

Artigos Originais