Avaliação da Facilidade de Aprendizagem Autônoma de Alunos que Estudam em Modelo Híbrido em uma Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1402Resumo
Este artigo teve como objetivo avaliar a facilidade da aprendizagem autônoma de alunos de cursos tecnólogos que estudam através do modelo híbrido em uma Universidade de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa exploratória com enfoque quantitativo, cujos dados foram coletados em um survey. Foram aplicados 215 questionários, contendo 15 assertivas. O levantamento dos resultados foi realizado por meio de Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Ponderados, MEE-PLS. A validade discriminante teve sua verificação pelo critério de Fornell-Larcker e, segundo este critério, há validez discriminante em todos os cinco construtos propostos. O bootstrapping, processo que testa a significância do modelo, foi realizado em ambos os modelos, inicial e final e, apresentou significância nas estatísticas t, ao nível de 95% de confiança. Os resultados do modelo estatístico apresentam uma avaliação positiva da facilidade de aprendizagem de alunos que estudam em modelo híbrido.
Palavras-chave: AVA. Aprendizagem autônoma. Universidade. Híbrido.
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