Percepções sobre a Docência na Pandemia: Trocas entre Professoras Iniciantes e Experientes no Programa Híbrido de Mentoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1278

Resumo

Em função da pandemia da COVID-19, professores das escolas brasileiras estão enfrentando diversos tipos de dificuldades que nunca haviam experienciado. A partir de tal situação, professoras experientes, que atuam como mentoras no Programa Híbrido de Mentoria, trabalham no sentido de se reinventar como docentes perante o distanciamento social e, ao mesmo tempo, auxiliar professores iniciantes (PIs) a lidar com os desafios deste período. Apresenta-se neste trabalho trocas entre três mentoras da educação infantil e suas PIs em um espaço virtual, sobre experiências, práticas pedagógicas e sentimentos referentes ao período da pandemia. Dentre as principais dificuldades citadas pelas participantes, destacam-se: manter contato com as crianças e suas famílias; desigualdade de acesso aos recursos tecnológicos; desenvolvimento de educação remota para crianças pequenas. A iniciativa das mentoras em realizar um encontro virtual com as PIs aponta a relevância de espaços para conversas entre pares, principalmente durante a pandemia, em que docentes experientes e iniciantes vivenciam sentimento de isolamento e intenso processo de aprendizagem sobre o que é ser docente nesse cenário.

Palavras-chave: Aprendizagem da docência. Mentoria. Pandemia.

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Biografia do Autor

Carolina Marini, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela UFSCar. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Realiza estudos com ênfase em formação de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, formação inicial e continuada e formação de formadores.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em iní­cio de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordena a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Hí­brido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Barros, B. C. de, Marini, C., & Reali, A. M. de M. R. . (2020). Percepções sobre a Docência na Pandemia: Trocas entre Professoras Iniciantes e Experientes no Programa Híbrido de Mentoria. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1278