Ferramentas de EaD na Educação Infantil: Revisitando a Relação da Escola para Crianças com a Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1223Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da Pesquisa Ferramentas de EaD na Educação Infantil, realizada com mães e pais de alunos da Educação Infantil entre os meses de junho e agosto de 2020 no estado de São Paulo, acerca das relações entre crianças e as ferramentas de EaD. O artigo aborda, ainda, a relação entre o conceito de educação para a liberdade de Paulo Freire, a teoria de educação das crianças a partir das máquinas de Seymour Papert e a mudança de paradigma trazida pelo contexto atual de distanciamento social. A interrupção das aulas presenciais pelo distanciamento social no ano corrente, ocasionado pela Pandemia de COVID-19, exigiu revisões e novas propostas para a prática docente da Educação Infantil, a fim de tornar-se possível a continuidade das atividades pedagógicas para as crianças sem a reunião física de professores e alunos, o que se considera premissa para que esta etapa da educação acontecesse. Este estudo traz considerações acerca deste momento histórico e as mudanças ocasionadas por ele na Educação Infantil, inclusive no que tange a relação entre as crianças e as tecnologias no atual contexto educacional, propondo considerações sobre seus caminhos futuros.
Palavras-chave: Educação à distância. Pré-escola. Freire. Papert.
Downloads
Referências
ANPED. Manifesto ANPED Educação a Distância na Educação Infantil, não. Manifesto, online, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil_abril_2020.pdf Acesso em 18 ago. 2020.
BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 23 de julho de 2020.
______. MinisteÌrio da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília : MEC, SEB, 2010.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5/2020: Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de coÌ‚mputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC, 2020.
COLLINS, C.; LANDIVAR, L. C.; RUPPANER, L.; SCARBOROUGH, W. COVID-19 and the gender gap in work hours. Gender, Work and Organization, online, p. 1-12, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1111/gwao.12506. Acesso em: 18 ago. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
______. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MATHEWS, G. Cultura global e identidade individual. Bauru: EDUSC, 2002.
MILLER, C. C. Nearly half of men say they do most of the Home Schooling. New York Times, Nova Iorque, 06 de maio de 2020, online. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/05/06/upshot/pandemic-chores-homeschooling-gender.html Acesso em: 18 ago. 2020.
MINAYO, C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008.
MORAN, J. O que é Educação à DistaÌ‚ncia. Informe CEAD. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3. Atualizado em 2002. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf Acesso em: 18 ago. 2020.
_______. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 39-50.
O FUTURO da escola. Diálogo gravado e documentado entre Paulo Freire e Seymour Papert. São Paulo: TV PUC-SP, 1995. 1 dvd.
PAPERT, S. A critique of Technocentrism in Thinking About the School of the Future, Memo n° 2, MIT, Massachusetts, 1990.
______. Constructionism. New Jersey: Norwood, 1991.
______. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1993.
______. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ARTMED, 2008.
PERRY-JENKINS, M.; GERSTEL, N. Work and Family in the Second Decade of the 21st Century. Journal of Marriage and Family, n. 82, v.1, p.420-453, 2020.
STANISCUASKI, F. et al. Movimento Parents in Science. Impact of COVID-19 on academic mothers. Science, Washington, 15 de maio de 2020, p. 724, online. Disponível em https://science.sciencemag.org/content/368/6492/724.1 Acesso em 18 ago. 2020.
WHO. World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) situation dashboard. Genebra, WHO, 2020. Disponível em https://covid19.who.int/ Acesso em 18 ago. 2020.
YAVORSKY, J.; DUSH, C. K.; SCHOPPE-SULLIVAN, S. The production of inequality: The gender division of labor across the transition to parenthood. Journal of Marriage and Family, n.77, v.3, p. 662– 679, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.