Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989Resumen
A proliferação do uso das tecnologias móveis como ferramentas didáticas em aulas de graduação em cursos superiores de saúde vem ampliando-se, no entanto, tais recursos precisam ser adotados com responsabilidade, considerando realidades específicas, com vistas a qualificar o ensino e a aprendizagem; temática que merece reflexão crítica. O estudo teve como objetivo discutir a compreensão dos docentes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Fortaleza, no Ceará, sobre a importância e a adoção das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou como técnica de coleta de dados um questionário on-line composto de 15 questões – abertas e fechadas – para identificar a importância atribuída à integração da tecnologia móvel nas aulas e a maneira como os docentes a utilizavam didaticamente. Os resultados mostram que os professores acreditam que a utilização de tecnologias móveis pode contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem na área da Saúde, contudo, consideram fundamental investir na formação docente em serviço, pois inferem que não adianta apenas a Instituição de Ensino Superior possuir estrutura e recursos tecnológicos se não há o conhecimento profissional necessário para uma utilização qualificada.
Palavras-chave: Tecnologia móvel. Prática docente. Ensino superior. Educação em saúde.Descargas
Citas
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Currículo e contextos de aprendizagem: integração entre o formal e o não formal por meio de tecnologias digitais. Revista Científica e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1162-1188, 2014. Disponível em: http://ken.pucsp.br/curriculum/article/view/20355. Acesso em: 10 jan. 2020.
ANDRADE, M. V. M.; ARAÚJO JÚNIOR, C. F.; SILVEIRA, I. F. Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning). EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 178-193, 2017. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/revista/article/view/466. Acesso em: 25 fev. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 2002.
CASTRO FILHO, J. A. Formação docente na era da cibercultura. Revista Tecnologias na Educação, [S.l.], v. 8., n. 16, p. 1-21, 2016.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência: olhares e pesquisas em saberes educacionais, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
CHANG, C.; LAI, C.; HWANG, G. Trends and research issues of mobile learning studies in nursing education: A review of academic publications from 1971 to 2016. Computers & Education, [S.l.], v. 116, p. 28-48, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131517301999. Acesso em: 10 jan. 2020.
CHEE, K. N. et al. Review of mobile learning trends 2010-2015: A meta-analysis. Journal of Educational Technology & Society, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 113-226, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ej1137658. Acesso em: 15 mar. 2020.
DUARTE, E. C. C. A importância da afetividade durante as interações em disciplinas online. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/revista/article/view/796. Acesso em: 25 fev. 2020.
FALLOON, G. What's the difference? Learning collaboratively using iPads in conventional classrooms. Computers & Education, [S.l.], v. 84, p. 62-77, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131515000354. Acesso em: 10 jan. 2020.
FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S.; SALES, J. A. M. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no Ensino Fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, p. 203-224, 2014. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/432. Acesso em: 25 fev. 2020.
GRAZIOLA JUNIOR, P. G. Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 115-124, 2009. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/unisinos/1986. Acesso em: 25 fev. 2020.
LIU, T.; LIN, Y.; PAAS, F. Effects of prior knowledge on learning from different compositions of representations in a mobile learning environment. Computers & Education, [S.l.], v. 72, p. 328-338, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131513003047. Acesso em: 20 jan. 2020.
MASTERS, K. et al. Mobile technologies in medical education. Medical Teacher, [S.l.], v. 38, n. 6, p. 537-549, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27010681. Acesso em: 25 fev. 2020.
MEHDIPOUR, Y.; ZEREHKAFI, H. Mobile Learning for Education: Benefits and challenges. International Journal of Computational Engineering Research, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 93-101, 2013. Disponível em: http://www.ijceronline.com/papers/vol3_issue6/part%203/p03630930100.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.
MORAN, J. M. Tablets e netbooks na educação. São Paulo: USP, 2012.
MORORÓ, L. P. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 10 jan. 2020.
NASCIMENTO, K. A. S.; CASTRO FILHO, J. A. Dispositivos móveis na educação: ensinando e aprendendo em diferentes contextos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 27., 2016, Uberlândia. Anais"¦ Uberlândia: SBIE, 2016. p. 1225-1234.
NORRIS, C.; HOSSAIN, A.; SOLOWAY, E. Supplemental versus Essential use of computing devices in the classroom: An analysis. Reshaping learning. Springer Berlin Heidelberg, p. 321-340, 2013. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-32301-0_14. Acesso em: 10 jan. 2020.
PARK, Y. A pedagogical framework for mobile learning: Categorizing educational applications of mobile technologies into four types. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, [S.l.], v. 12, n. 2, p. 78-102, 2011. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/791. Acesso em: 10 jan. 2020.
ROSCHELLE, J.; DIMITRIADIS, Y.; HOPPE, U. Classroom orchestration: synthesis. Computers & Education, [S.l.], v. 69, p. 523-526, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131513001036. Acesso em: jan. 2020.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
TING, Y. Using mobile technologies to create interwoven learning interactions: An intuitive design and its evaluation. Computers & Education, [S.l.], v. 60, n. 1, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131512001637. Acesso em: 10 jan. 2020.
TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 2014. p. 61-93.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções í s práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278. Acesso em: 25 fev. 2020.
XAVIER, A. R.; FIALHO, L. M.; LIMA, V. F. Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de Educación, Salamanca, v. 17, n. 27, p. 289-308, 2019. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/617. Acesso em: 10 jan. 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.