Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989

Resumo

A proliferação do uso das tecnologias móveis como ferramentas didáticas em aulas de graduação em cursos superiores de saúde vem ampliando-se, no entanto, tais recursos precisam ser adotados com responsabilidade, considerando realidades específicas, com vistas a qualificar o ensino e a aprendizagem; temática que merece reflexão crítica. O estudo teve como objetivo discutir a compreensão dos docentes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Fortaleza, no Ceará, sobre a importância e a adoção das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou como técnica de coleta de dados um questionário on-line composto de 15 questões – abertas e fechadas – para identificar a importância atribuída à integração da tecnologia móvel nas aulas e a maneira como os docentes a utilizavam didaticamente. Os resultados mostram que os professores acreditam que a utilização de tecnologias móveis pode contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem na área da Saúde, contudo, consideram fundamental investir na formação docente em serviço, pois inferem que não adianta apenas a Instituição de Ensino Superior possuir estrutura e recursos tecnológicos se não há o conhecimento profissional necessário para uma utilização qualificada.

Palavras-chave: Tecnologia móvel. Prática docente. Ensino superior. Educação em saúde.

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Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos ní­veis de graduação e pós-graduação da Unichristus. Bolsista PNPD/CAPES.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraí­ba, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Polí­ticas Públicas (MPPP/UECE). Lí­der do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Editores Cientí­ficos (ABEC 2020/2022).

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

Nascimento, K. A. S. do, & Fialho, L. M. F. (2020). Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989

Edição

Seção

Estudos de Caso