MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem na Graduação em Educação Física à Distância: Relato Ee Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.969

Resumo

A intenção deste estudo é relatar a experiência de aprendizagem com o Material de Avaliação Prática da Aprendizagem (MAPA) no formato de vídeo no curso de licenciatura em Educação Física, na modalidade à distância. Trata-se de um relato de experiência de cunho reflexivo-crítico descritivo referente a vivência na construção, realização e gravação dos materiais. Foram relatados os objetivos, propostas e duração dos vídeos das disciplinas práticas cursadas no período de novembro de 2018 a setembro de 2019, totalizando cinco práticas nas disciplinas de 1. Ginástica Escolar; 2. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol; 3. Esportes Individuais: Atletismo; 4. Fundamentos de Rítmica e Dança e 5. Lutas. Conclui-se que a utilização dos MAPA's como ferramenta de avaliação das atividades práticas no curso de Educação Física à distância permite que o futuro professor vivencie atividades que, posteriormente, serão repassadas aos alunos na escola, tornando o novo docente apto a estagiar e/ou atuar nos diferentes níveis de ensino e nos diversos conteúdos propostos pelas disciplinas do curso de Educação Física.

Palavras-chave: Metodologia. Ensino. Formação à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. 2. ed. Maringá: Unicesumar, 2019.

ASSIS, J. V. de; COLPAS, R. D. A pedagogia esportiva e o ensino de futebol na escola. EFDeportes, Buenos Aires, n. 185, p. 1-6, 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasí­lia, DF, 2005a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho de Ensino Superior. Parecer

CNE/CES 15/2005. Esclarece as resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002. Brasí­lia, DF: MEC, 2005b. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ pces0015_05.pdf. Acesso em: 23 set 2019.

FERRARI, M. G. B. Por Que Dança na Escola? Curitiba: SEED, maio, 2012. Disponí­vel em: http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/textos/porque_ danca_na_escola.pdf. Acesso em: 23 set 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERMIDA, J. F. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Rev. HISTEDBR, Campinas, Número Especial, p. 166-181, 2006.

MATTHIESEN, S. Q. (Org.). Atletismo se aprende na escola. 2. ed. Jundiaí­: Fontoura, 2012.

MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica Escolar. Maringá: Unicesumar, 2017.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasí­lia, DF: Universidade de Brasí­lia, 2006.

ONTORIA, Antonio. Mapas conceituais:uma técnica para aprender. São Paulo: Loyola, 2005.

UNICESUMAR. Atividade MAPA no curso de Gestão de Recursos Humanos. Maringá, 8 jan. 2019a. Disponí­vel em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/atividade-mapa-no-curso-de-gestao-de-recursos-humanos/ Acesso em: 1 set. 2019.

UNICESUMAR. Plano de ensino do curso de licenciatura em Educação Fí­sica. 2019b. Disponí­vel em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/a20831c30e92379c24917 903e0fcfdace4a271b268f83599c904d34f7f7106e493166bc51bbd104422f08f135a27434da109495a8104066aa7d305d172aad43a.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.

VIEIRA, M. B. A importância da ginástica enquanto conteúdo da Educação Fí­sica escolar. EFDeportes,São Paulo, n. 180, p. 1-9, 2013.

Publicado

24-04-2020

Como Citar

Antunes, M. B. ., & Ferreira, H. P. (2020). MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem na Graduação em Educação Física à Distância: Relato Ee Experiência. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.969

Edição

Seção

Estudos de Caso