Recursos Educacionais Abertos no Ensino Fundamental Anos Iniciais: um Estudo entre Professores do Brasil e Estados Unidos da América

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.958

Resumen

O artigo relata uma pesquisa comparativa de dados coletados por meio de questionários aplicados a docentes atuantes no Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFI) entre os países Brasil e Estados Unidos da América (EUA). Participaram dela 84 docentes, sendo 52 do Brasil e 10 dos EUA. De natureza qualitativa, compõe-se de análise da legislação e coleta de dados por questionário de opinião respondido via Google Forms e disponibilizado via WhatsApp e papel impresso. Teve como objetivo examinar se os professores conhecem, usam, reutilizam e compartilham conteúdos de Recurso Educacional Aberto (REA), comparando docentes do Brasil e EUA. Os resultados revelam necessidades distintas de REA entre os professores e de maior divulgação de REA aos docentes do EFI de ambos os países.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Tecnologia e didática. Recursos Educacionais Abertos.

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Biografía del autor/a

Irene Zangalli , Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - Paraná.

Máster en Educación. Graduado en Pedagogí­a. Profesor de Primaria de la Red Municipal de Educación de Curitiba. 

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Publicado

2020-07-25

Cómo citar

Zangalli , I. ., & Mendes, A. A. P. . (2020). Recursos Educacionais Abertos no Ensino Fundamental Anos Iniciais: um Estudo entre Professores do Brasil e Estados Unidos da América . EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.958

Número

Sección

Estudos de Caso