Perspectivas para a Utilização do Meme na Elaboração de Materiais Didáticos para EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.957Resumen
O desenvolvimento tecnológico e a integração global através da internet transformaram a linguagem e a comunicação, trazendo novos desafios educacionais. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a discutir os principais aspectos que devem ser considerados na utilização do meme no material didático para EaD. Para alcançar os objetivos, propôs-se conceituar e tratar dos principais aspectos da linguagem textual do gênero "meme". Em seguida, buscou-se um maior entendimento sobre os processos subjetivos e afetivos da comunicação no contexto da cibercultura. Por fim, procurou-se expandir a compreensão do material didático como principal elemento de mediação da aprendizagem na Educação a distância. Longe de ser uma conclusão definitiva sobre a temática, o presente estudo revelou-se uma reflexão aberta sobre a utilização da linguagem como mediadora de abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas de linguagem associadas à contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação a distância. Material didático. Meme.
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