A Influência das Condições Institucionais de Universidades Públicas para o Desenvolvimento de Competências Eletrônicas dos Professores no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.889Resumen
A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado o uso da educação a distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, o presente estudo buscou analisar como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior relaciona-se com as condições do contexto organizacional das IES. Como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia a dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EaD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta em sua gestão universitária lacunas que precisam ser revistas com vista ao desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EaD.
Palavras-chave: Contexto institucional. Universidade federal. Competên-cias eletrônicas
Descargas
Citas
AWIDI, Isaiah T.; COOPER, Martin. Using management procedure gaps to enhance e-learning implementation in Africa. Computers & Education, v.90, p. 64-79, 2015.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
CASSUNDÉ, Fernanda Roda; CASSUNDÉ JUNIOR, Nildo. O estado do conhecimento sobre educação a distância (EAD) em Administração: por onde caminham os artigos? Fórum temático: oportunidades e desafios das práticas e da gestão de ensino de Administração a distância. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 366-380, maio/ago. 2012.
EHLERS, Ulf-Daniel; SCHNECKENBERG, Dirk. Introduction: Changing Cultures in Higher Education. In: EHLERS, Ulf-Daniel; SCHNECKENBERG, Dirk. Changing Cultures in Higher Education: Moving Ahead to Future Learning. New York: Springer International, 2010.
FARID, Shahid et al. Identification and prioritization of critical issues for the promotion of e-learning in Pakistan. Computers in Human Behavior, v. 51, p. 161?171, 2015.
GILBERTO, Irene Jeanete Lemos. A educação a distância no ensino superior e a lógica das competências. Revista Gestão Universitária na América Latina, v.6, n.1, p.273-286, jan. 2013.
GODOI, Christiane Kleinübing; MATTOS, Pedro Lincoln Carneiro Leão. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, Christiane Kleinübing;
GODOY, Arilda Schmidt. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Gestão.Org, v.3, n.2, mai./ago. 2005.
GOUROVA, Elissaveta et al. Adapting educational programmes according to e-competence needs: The Bulgarian case. Interactive Technology and Smart Education, v. 11, n. 2, p.123-145, 2014.
ISLAM, A.K.M. Najmul. Investigating e-learning system usage outcomes in the university context. Computers & Education, v.69, p. 387?399, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2011: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MAIETTA, Raymond C. Computer-assisted data analysis. In: GIVEN, Lisa M. The Sage Encyclopedia os Qualitative Research Methods. California: SAGE Publications, 2008.
MANCEBO, Deise; EWALD, Ariane P.; PRESTRELO, Eleonora Torres, UZIEL, Ana Paula. Em discussão: o trabalho docente. Editorial. Revista Estudo e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, ano 6, n.1, 1° semestre, 2006.
MERRIAM, Sharan B. Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis. San Francisco: Jossey-Bass, 2002.
MOZATTO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011.
SCHNECKENBERG, Dirk. Face the Human Factor: The Role of eCompetence in the Future of Higher Education. In: NUNES, M.B.; McPHERSON, M. International Association for Development of the Information Society: Multi-Conference on Computer Science and Information Systems, 22-27 July, p.98-105, 2008.
______. Overcoming barriers for eLearning in universities: portfolio models for eCompetence development of faculty. British Journal of Educational Technology, v.41, n.6, p.979-991, 2010.
SEUFERT, Sabine; EULER, Dieter. Nachhaltigkeit von eLearning-Innovationen: Ergebnisse einer Expertenbefragung. Arbeitsbericht 1 des Swiss Center for Innovations in Learning St. Gallen: Institut für Wirtschaftspädagogik, Juni 2003.
UMAR, Abdurrahman; DANAHER, Patrick Alan. Setting the scene for interrogating teacher education through open and distance learning. In: DANAHER, Patrick Alan; UMAR, Abdurrahman. Teacher education through open and distance learning. Vancouver: Commonwealth learning, 2010.
ZANOTELLI, Reivani Chisté. Professores do ensino superior frente í s novas tecnologias: usos e desusos do Computador e da Internet no cotidiano de trabalho. 2009. Tese (Doutorado): Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, PUC/RJ, Rio de Janeiro, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 EAD EM FOCO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.