O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Educacional Aliada ao Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.809Resumen
O ensino por meio de tecnologias da informação e comunicação tem sido um campo ainda pouco explorado por professores, mas já abundante em recursos metodológicos de diversos níveis e áreas da Química. Baseando-se nisto, este artigo faz um levantamento bibliográfico dos mais variados materiais que podem ser utilizados no ensino de Química e que se encontram facilmente disponíveis na internet. Na pesquisa realizada, aplicativos como laboratório virtual, jogos e calculadora química foram encontrados de maneira gratuita e facilmente acessíveis. Entretanto, para essas ferramentas serem utilizadas em favor da aprendizagem é necessário atingir objetivos pedagógicos através de planejamento e eficiente método de ensino-aprendizagem aplicável ao público-alvo. Havendo reflexão, organização e ressignificação da prática pedagógica pelo professor, pode-se utilizar esses recursos em diferentes modalidades de ensino (presencial ou a distância) e nos mais variados níveis (fundamental, médio ou superior), podendo possuir cunho experimental, teórico e/ou lúdico. Portanto, a tecnologia ajuda a difundir informação, trazendo uma diversidade de assuntos por meio dos mais modernos aparatos utilizados para a sua transmissão.
Palavras-chave: Ensino de química. Tecnologia da informação e comunicação. Ferramenta educacional.
Descargas
Citas
AGÊNCIA IBGE NOTíCIAS. PNAD Contínua TIC 2016: 94,2% das pessoas que utilizaram a Internet o fizeram para trocar mensagens. Estatísticas Sociais, 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20073-pnad-continua-tic-2016-94-2-das-pessoas-que-utilizaram-a-internet-o-fizeram-para-trocar-mensagens>. Acesso em: 23 jan. 2019.
AGÊNCIA IBGE NOTíCIAS. PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Estatísticas Sociais, 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais>. Acesso em: 23 jan. 2019.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Semtec, 1999.
CLARO, M. O que é Moodle?. Moodle Livre, 2008. Disponível em: < https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/974-o-que-e-moodle>. Acesso em: 03 jan. 2019.
DIONíZIO, T. P. Uno da Química?: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas. Revista Educação Pública, v. 18, p. 1-6, 2018. Disponível em: <https://educacaopublica.cederj.edu.br/artigos/18/14/ldquo-uno-da-qumica-rdquo-conhecendo-os-elementos-qumicos-por-meio-de-um-jogo-de-cartas>. Acesso em: 15 dez. 2018.
DIONíZIO, T. P., NASCIMENTO, R. S., MONTEIRO, C. V. O., CASTRO, D. L. O jogo 'A Caminho da Sustentabilidade': Uma proposta de atividade lúdica desenvolvida pelo PIBID IFRJ - Campus Nilópolis. In: 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Química, 2014.
FERREIRA, T. V. Investigação sobre o uso dos dispositivos móveis por professores de Química nas escolas públicas de Foz do Iguaçu (PR): realidades e desafios. 86 f. (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016.
FERREIRA, L.H., HARTWIG, D.R., OLIVIERA, R.C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em perspectivas, v.14, n.1, p.85-93, 2000.
LEíO, J. A. As Ferramentas de Interação do Ambiente Virtual de Aprendizagem: Instrumentos que Viabilizam as Inter-Relações entre Professores e Alunos. Revista Gestão Universitária, 2015. Disponível em: <http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/as-ferramentas-de-interacao-do-ambiente-virtual-de-aprendizagem-instrumentos-que-viabilizam-as-inter-relacoes-entre-professores-e-alunos >. Acesso em: 03 jan. 2019.
LEITE, T. M. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. Laboratório de Educação í Distância - UNIFESP, 2006. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/ava/textomoodlevvirtual.pdf>. Acesso: 03 jan. 2019.
LIMA, E. R. P. O., MOITA, F. M. G. S. C. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 279 p, 2011. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/6pdyn/06>. Acesso em: 29 jan. 2019.
MARIN, D., PENTEADO, M. G. Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.13, n.3, p.527-546, 2011.
MUSSOLINI, A. F. Reflexões de Futuros Professores de Matemática sobre uma Prática Educativa utilizando Planilhas Eletrônicas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática): Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2004.
OLIVEIRA, F. C., SOUTO, D. L. P., CARVALHO, J. W. P. Seleção e análise de aplicativos com potencial para o ensino de química orgânica. Revista Tecnologias na Educação. n 8. v.17. Dez. 2016.
POZO, J. I. e CRESPO, M. A. G. Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. In: ______. Mudando as atitudes dos alunos perante a ciência. 5. ed.: Porto Alegre: Artmed, 2009, cap. 2, p.32.
SABBATINI, R. M. E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet: A Plataforma Moodle. Instituto EduMed, 2007. Disponível em: <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf>. Acesso em: 03 jan 2019.
SILVA, P. F., SILVA, T. P., SILVA, G. N. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxilar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação. v.7, n.13. p. 1-11, 2013.
SOUZA, D. S., DIONíZIO, T. P., SILVA, F. P., MOURA, F. D. Educação ambiental como tema gerador de propostas didáticas para o Ensino Fundamental 1º ciclo. In: 58º Congresso Brasileiro de Química, 2018, São Luís - MA. Anais do 58º CBQ, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 EAD EM FOCO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.